Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura lança plataforma colaborativa Ágora Rio

09/09/2014 13:24:00  » Autor: Juliana Romar / Fotos: Beth Santos


A Prefeitura do Rio lançou nesta terça-feira (09/09) o Desafio Ágora Rio, uma inédita plataforma colaborativa governamental para discussão de políticas públicas. A plataforma funcionará como uma grande rede social para discussão de ideias, onde cada um pode propor, discutir e aprimorar as políticas públicas para o município do Rio de Janeiro. Com a presença do prefeito Eduardo Paes, o lançamento foi realizado no Centro de Operações Rio, na Cidade Nova.

 

O primeiro desafio do Ágora Rio vai permitir que o cidadão debata o legado dos Jogos Olímpicos de 2016. A cada três meses, haverá um novo desafio, com temas importantes para o desenvolvimento da cidade. Para participar basta acessar o site www.desafioagorario.com.br, criar um perfil de usuário e sugerir ideias.

 

- Nossa ideia com essa plataforma é que o povo informe à prefeitura quais são os seus desejos. É um instrumento que gera um governo melhor e permite que a prefeitura acerte mais nas decisões. Essa ferramenta consolida os esforços que a prefeitura já vem fazendo para ampliar essa participação e interação com a população, como a realização de hangouts, o aplicativo Rio+, a Central de Atendimento 1746, e os debates sobe os 450 anos do Rio. Tudo isso pode significar um enorme diferencial para a tarefa de governar no Brasil – disse o prefeito.



A iniciativa foi inspirada na Ágora grega, espaço público rodeado por mercados, feiras e prédios públicos, onde, além de compras, os cidadãos discutiam políticas na Grécia Antiga. O projeto da prefeitura tenta resgatar a participação do cidadão em uma política municipal inovadora, para construir uma cidade cada vez melhor.  

 

- A prefeitura quer fazer novas formas de políticas. E hoje está sendo dado o primeiro passo, trazendo uma experiência antiga da Grécia para o que tem de mais moderno atualmente, buscando criar uma nova experiência de transformar a cidade. É o que chamamos de Polisdigitocracia. Essa plataforma faz do Rio a primeira cidade do Brasil a criar uma rede social para discutir com a sociedade e com a prefeitura as políticas públicas. Queremos ouvir os cidadãos e dessa discussão sairá sempre o próximo desafio, pois as pessoas podem sugerir temas sobre os quais elas querem falar – explicou o coordenador do Ágora Rio, Luti Guedes.


Todos os desafios terão a mesma estrutura. A primeira etapa é a fase de proposição, na qual os participantes poderão dar suas ideias e discutir com os demais na plataforma. Nesta fase, todos os órgãos da Prefeitura do Rio envolvidos com as sugestões estarão acompanhando as postagens e esclarecendo os cidadãos sobre o que já está sendo realizado e o que pode vir a se tornar concreto.
 
 

A segunda etapa é a discussão, onde serão realizados encontros presenciais para diálogo e troca de conhecimento entre os representantes da prefeitura e a população que participou do processo. Após esta fase, as ideias mais bem colocadas (os usuários poderão dar notas às suas preferidas) serão colocadas para votação popular.

 

Encerrada a escolha, será produzido um documento, de forma colaborativa, com as ideias e suas vertentes. Em seguida, a prefeitura fará análise de viabilidade das propostas. A última etapa do desafio será a apresentação das propostas que poderão ser adotadas. Nesta última etapa, a Prefeitura do Rio apresentará quais serão as medidas tomadas e lançará o novo desafio.


 

Para esse primeiro desafio dos legados olímpicos, as ideias poderão ser enviadas até o próximo dia 20 de outubro. A discussão destas propostas se iniciará imediatamente a seguir, se encerrando em 10 de novembro. Na semana de 10 a 17 de novembro acontecerá uma votação entre os usuários para definir as ideias que farão parte de um documento que será entregue ao prefeito Eduardo Paes em 4 de dezembro de 2014.




Serviços Serviços