10/07/2015 10:13:00 » Autor: Helena Soares / Fotos: Wanderson Cruz
A busca pelo primeiro emprego não é tarefa das mais fáceis, principalmente para os mais jovens, que ainda precisam conciliar o novo ofício com os estudos. A falta de experiência e preparo impõem barreiras para os empregadores na hora de definir o candidato. Após passar por essas dificuldades, Marcilene Ventura, 17 anos, encontrou a ajuda e apoio que precisava no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Acari. Ela faz parte do grupo de 120 adolescentes, de 15 a 17 anos, que se formou na 4ª edição do Projeto Juventude Protagonista, no mês passado.
- Antes de participar do projeto eu fiz uma entrevista e não tinha a menor noção de como me apresentar bem para o entrevistador. Tenho certeza de que agora vou tirar essa situação de letra. O projeto me abriu portas e foi uma experiência muito boa. As lições que aprendi nas aulas vão ser essenciais não só para conseguir um emprego, mas também para a minha vida – contou Marcilene.
Durante dois meses e meio, esses jovens participaram de atividades voltadas para a promoção do protagonismo, da participação cidadã e introdução às noções básicas sobre o mundo do trabalho. Atividades como a simulação de uma entrevista de emprego são trabalhadas em sala de aula, ensinando aos alunos como se portar em situações comuns no mercado de trabalho.
Para participar da iniciativa basta ter entre 15 e 17 anos e estar vinculado a um grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Adolescentes, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) nos CRAS. O serviço tem como objetivo prevenir possíveis situações de risco dos adolescentes, visando à melhoria da qualidade de vida, como parte da Política Nacional de Assistência Social.
O Juventude Protagonista é desenvolvido desde 2013, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-Rio3). Nas aulas são tratadas questões relacionadas à postura e competências básicas para fins de empregabilidade, comunicação e expressão, raciocínio lógico, reconhecimento de talentos e habilidades individuais e grupais, garantia de direitos, além de convivência e fortalecimento de vínculos. Ao término do curso, os currículos dos adolescentes são incluídos no banco de dados do CIEE, para oportunidades no programa "Jovem Aprendiz".
- A parceria estabelecida entre a SMDS e o CIEE se constitui como a oferta de mais um ativo aos adolescentes da cidade para fazer frente aos novos tempos e a um mundo cada vez mais competitivo. Com este projeto, propõe-se o reexame de conceitos e práticas cristalizadas e ressignificação das noções de mundo do trabalho, de protagonismo juvenil e de participação cidadã como elementos indispensáveis ao desenvolvimento social – explica o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adilson Pires.
O CIEE-Rio buscou a parceria com a SMDS ao perceber que muitos jovens do banco de dados eram chamados para entrevistas e, apesar de possuírem os requisitos necessários para preencher as vagas, não eram contratados por problemas nas dinâmicas de grupo e entrevistas.
A última edição do projeto ocorreu na 6ª Coordenadoria de Desenvolvimento Social (CDS), que atende adolescentes moradores dos bairros referenciados aos CRAS Acari, CRAS Rubens Correa (Irajá) e CRAS Francisco Sales de Mesquita (Pavuna). O Juventude Protagonista já passou também pela 4ª CDS, que compreende bairros como Bonsucesso, Complexo do Alemão, Maré e Penha, e pela 9ª CDS, que inclui Campo Grande, Cosmos, Inhoaíba, Santíssimo e Senador Vasconcellos. Somando as quatro edições, 381 jovens já foram formados pelo projeto.
Felipe de Oliveira, 17 anos, participou da 2ª edição do projeto, no 1º semestre de 2014, no CRAS Aluno Marcelo Cardoso Tomé, em Campo Grande. Depois de formado, ele foi chamado para algumas entrevistas e conseguiu o sonhado primeiro emprego, na área administrativa da Embrapa. O contrato tem prazo de 17 meses, com carga horária de 4 horas diárias, mas há chance de efetivação ao término.
- O Juventude Protagonista me ajudou muito e deu um rumo para a minha vida. Quando comecei as aulas não tinha nenhuma noção do que gostaria de fazer e agora quero cursar administração depois de me formar no ensino médio – comemorou Felipe.
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