Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura apresenta os 100 integrantes do Conselho da Juventude da Cidade

03/10/2015 18:55:00  » Autor: Ricardo Albuquerque / Fotos: Tarso Ghelli


A Prefeitura do Rio apresentou, neste sábado (03/10), os 100 integrantes do Conselho da Juventude da Cidade, criado para monitorar e sugerir ideias na elaboração do Plano Estratégico Municipal 2017-2020. Foram selecionados jovens de todas as regiões administrativas, com perfis variados de gênero, raça, religião e grau de escolaridade, escolhidos por representantes de 50 instituições da sociedade civil e de órgãos municipais que analisaram as propostas dos interessados em integrar o conselho. A iniciativa é uma das ações do Projeto Visão Rio 500, que promove seminários, workshops e debates para discutir o futuro da cidade nos próximos 50 anos. O evento foi transmitido ao vivo pelo site do LAB.Rio.

 

 

 

 

— Esse não é um conselho criado simplesmente para discutir políticas para a juventude, mas para engajar o jovem na gestão municipal. A colaboração desses novos conselheiros é fundamental para a prefeitura. No futuro, eles serão pais de família, professores, políticos, pessoas que vão interagir com o espaço urbano. A ideia é conhecer a cidade que eles sonham para o futuro — explicou o secretário Executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo.

 

 

 

 

Com idades entre 14 e 29 anos, os novos conselheiros representam a diversidade sociocultural do carioca ao reunir moradores do Centro, das zonas Norte, Sul e Oeste, que têm prioridades e visões diferentes sobre a cidade. Lançado em julho como fórum consultivo, o órgão coordenado pelo Laboratório de Participação da Prefeitura (LAB.Rio) discutirá projetos com secretários e servidores municipais, empresários e outros membros da sociedade. Os integrantes poderão, também opinar sobre as ações da prefeitura e criar propostas que tenham a ver com o futuro da cidade.

 

 

 

 

— O conselho vai andar com suas próprias pernas, seguindo uma metodologia em rede, nada convencional. Tanto que não haverá a figura do presidente do conselho, afinal queremos uma cidade horizontal, onde todos se comuniquem e opinem. E, como o Rio está efervescente com tantas coisas acontencendo, os novos conselheiros terão muito a contribuir para o futuro da cidade, opinando sobre mobilidade urbana, infraestrutura e outros assuntos que fazem parte do cotidiano — disse a coordenadora de Projetos do LAB.Rio, Thamyra Thâmara.

 

 

 

 

Mais de 600 pessoas participaram do processo de seleção online, que avaliou propostas para a cidade e primou pela igualdade de gênero e distribuição territorial, respeitando a densidade populacional de cada região. Clique e confira a lista com os nomes dos conselheiros.

 

 

— Vou apresentar uma ideia para estimular a permanência dos jovens na escola, já que vejo alguns amigos abandonarem a sala de aula cedo demais. Tenho certeza de que, juntos, poderemos mudar a realidade neste sentido e tornar Bangu mais aprazível — destacou Thaynara Vitória dos Santos Mangia, 14 anos, conselheira e aluna do 8º ano da Escola Municipal Júlio de Mesquita, em Bangu.

 

 

Integrantes do LAB.Rio visitaram escolas municipais em áreas de vulnerabilidade social em diversos bairros, entre eles Complexo da Maré, Complexo do Alemão, Jacarezinho, Chatuba (Mesquita), Del Castilho, Cidade de Deus, Vigário Geral, Santa Cruz, Antares e Rocinha. O conselheiro Ricardo de Souza Rocha Junior já pensa em sugerir a presença da Guarda Municipal na ronda escalar das escolas do Jacarezinho, onde mora: 

 

 

 

— A questão da segurança na porta das escolas sempre me preocupou, embora eu saiba que não é competência municipal. Mesmo assim, acredito que a ronda escolar da Guarda Municipal surta efeito. Tanto que vou sugerir a presença dos guardas nas escolas da minha área.

 

 

 

O LAB.Rio organizou dinâmicas de grupo no primeiro dia de trabalho dos novos conselheiros. Uma delas estimulou a interação, para que eles se conhecessem, criando uma atmosfera harmônica entre os participantes. A última valorizou a inteligência coletiva, ao materializar em desenhos as propostas para uma cidade mais humana e moderna.O evento, no Palácio da Cidade, foi transmitido ao vivo pelo site do LAB.Rio.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços