Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Trecho da Avenida Rio Branco fecha neste sábado com alterações no trânsito

12/01/2016 13:43:00  » Autor: Flávia David/Fotos: Ricardo Cassiano


A Prefeitura do Rio apresentou na manhã desta terça-feira (12/01) as alterações de trânsito em razão do fechamento parcial da Avenida Rio Branco, no Centro, a partir das 6h deste sábado (16/01), para continuidade das obras do novo passeio público. A via será interditada entre a Avenida Nilo Peçanha e a Rua Santa Luzia. Com o objetivo de minimizar os transtornos para a população, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) desenvolveram um plano para gerenciamento e redução de impacto das intervenções, em parceria com a Concessionária VLT Carioca. O passeio público da Avenida Rio Branco terá 600 metros de extensão de área exclusiva para pedestres, ciclistas e para passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

 

 

Com as alterações, as linhas que seguiam por este trecho serão desviadas para as avenidas Nilo Peçanha e Graça Aranha. Ao todo, 82 linhas de ônibus terão seus itinerários alterados. Destas, 15 linhas sofrerão mudanças nos pontos finais. A Avenida Nilo Peçanha entre a Avenida Rio Branco e a Rua Debretpassará a operar em mão única. A Rua Debret também mudará de sentido, entre a Avenida Almirante Barroso e a Rua Araújo Porto Alegre.

 

 

Dois pontos de ônibus na Avenida Rio Branco serão desativados e serão criadas paradas intermediárias na Avenida Graça Aranha e na Rua da Assembleia. Alguns ônibus que têm paradas finais na Nilo Peçanha também terão os pontos alterados. Ou seja, as linhas que antes seguiam pela Avenida Rio Branco serão desviadas para as avenidas Nilo Peçanha e Graça Aranha. Aquelas que cruzavam a via pela Nilo Peçanha farão o retorno na Rua Debret ou seguirão em frente para cruzar a Rua da Assembleia. Já as linhas que acessavam a Avenida Rio Branco pela Rua Araújo Porto Alegre seguirão direto até a Avenida Graça Aranha.

 

 

 

 

 - São alterações que podem não ser compreendidas em um primeiro momento, mas são fundamentais para a continuidade das obras. O novo passeio público precisa estar concluído para que o VLT possa entrar em operação. Sua conclusão, o quanto antes, também será importante para que o carioca se familiarize com as novidades - disse o secretário municipal de Transportes, Rafael Piciani.

 

 

 

 

Para reduzir os impactos da interdição e das mudanças no itinerário dos ônibus, um plano já foi iniciado, na última semana, com a instalação de 15 faixas de atenção ao longo do trajeto para avisar aos motoristas sobre as alterações e novas rotas. Placas informativas e monitores vão orientar os usuários de ônibus nos pontos que serão desativados. Também serão distribuídos 60 mil folhetos com todos os detalhes das mudanças.

 

 

 

O passeio público será implantado em área de grande movimentação cultural, valorizando imóveis importantes como o Museu Nacional de Belas Artes, o Theatro Municipal, a Biblioteca Nacional, o Centro Cultural da Justiça Federal e o Cine Odeon. Esses equipamentos ganharão ainda mais destaque após as modificações.

 

 

- O objetivo da Prefeitura do Rio sempre foi valorizar a região e criar um espaço mais convidativo para os pedestres que se deslocam entre os equipamentos culturais. Com o passeio público e o início das operações do VLT, no primeiro semestre deste ano, esse deslocamento se dará de forma mais segura e confortável - acrescentou Picciani.

 

 

 

Para a CET-Rio, o fato de a Avenida Rio Branco ser utilizada hoje, basicamente, pelo transporte público, já possibilita uma redução dos impactos sobre a vida do carioca. Mas alguns reflexos são esperados em outras vias, especialmente na Avenida Presidente Antônio Carlos, por conta da inversão de mão na Avenida Nilo Peçanha, assim como na Rua Primeiro de Março. Para isso, a prefeitura vai investir na informação à população, especialmente às pessoas que não acompanham as notícias nos veículos de comunicação. Haverá um aumento no número de operadores nas ruas, em um esforço conjunto da prefeitura com a RioÔnibus e a Concessionária VLT Carioca.

 

 

A previsão é de que a primeira linha do VLT, entre a Rodoviária Novo Rio e o Aeroporto Santos Dumont, passando pela Avenida Rio Branco, comece a operar até junho. A segunda linha, entre a Central do Brasil e a estação das Barcas, na Praça 15, que passará pelo Campo de Santana e Rua da Carioca, será inaugurada no segundo semestre deste ano. O circuito total terá 28 quilômetros e 29 paradas abertas, além de três estações fechadas com roletas (na Central, na Praça 15 e na Rodoviária Novo Rio).

 

 

- É um modal que vai começar a operar com 300 mil passageiros, uma capacidade acima da que hoje é vista nos ônibus. E esse número vai aumentar conforme as pessoas forem percebendo as vantagens de seu uso. Por ser ligado a todos os modais, com utilização do Bilhete Único, é um meio de transporte que oferecerá muitas facilidades – afirmou o presidente da Cdurp, Alberto Silva.

 

 

 

 

 

Linhas que seguiam pela Avenida Rio Branco no trecho interditado passam para o seguinte itinerário:

 

LINHAS Troncal 1, Troncal 3, Troncal 4, 415, 442, 443, 455, 2017, 2018*, 2101*, 2145*

 

... Av. Rio Branco, Av. Nilo Peçanha, Av. Graça Aranha, Av. Beira Mar, Aterro ...

 

* ... Av. Rio Branco, Av. Nilo Peçanha, Av. Graça Aranha, Av. Beira Mar, Aeroporto Santos Dumont ...

 

LINHAS 010, 011*, Troncal 5, 180, 202, 247, 309, 350, 351, 384, 385, 399, 422, 438, 2014

 

... Av. Rio Branco, Av. Nilo Peçanha , Av. Graça Aranha, Av. Pres. Wilson, R. Mestre Valentim ...

 

LINHAS 107, 157, 184, 472

 

… R. Evaristo da Veiga, Av. Graça Aranha, Av. Presidente Wilson, R. Mestre Valentim...

 

LINHAS 232, 292, 349, 363, 374, 376, 377

 

... Av. Rio Branco, Av. Nilo Peçanha , Av. Graça Aranha, Av. Almirante Barroso...

 

LINHAS 2342, 2343, 2344, 2345

 

... Av. Rio Branco, Av. Nilo Peçanha , Av. Graça Aranha, Rua Araújo Porto Alegre ...

 

LINHAS 006, 014, 306, 331, 361, 2110, 2111, 2112, 2114, 2251, 2295, 2346

 

... Av. Rio Branco, Av. Nilo Peçanha, R. Debret, R. Araújo Porto Alegre ...

 

 

Linhas que seguiam pela Rua Nilo Peçanha para a Rua da Carioca passam para o seguinte itinerário:

 

LINHAS 006, 014, 201, 229, 239, 310, 311, 320, 324, 328, 329, 330, 342, 344, 352, 368, 2305

 

... Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), Rua da Assembleia, Rua da Carioca ...

 

Outras mudanças:

 

• A linha 474 será alterada para o Túnel Santa Bárbara e não passará mais pela Av. Rio Branco. Para a Zona Sul, utilize a linha Troncal 1, nos pontos da Av. Graça Aranha

 

• A linha 484 será substituída pela linha 284 (Olaria - Candelária) e não atenderá mais a Av. Rio Branco. Para a Zona Sul, utilize a linha Troncal 1, nos pontos da Av. Graça Aranha

 

• A linha 475 será substituída pela linha 275 (Méier - Castelo) e não atenderá mais a Av. Nilo Peçanha . Para o Méier, utilize a linha 275 no ponto Rua da Assembleia 66

 

• A linha 016 terá trajeto e vista alterada para "Aeroporto Santos Dumont x Castelo": Aeroporto Santos Dumont, Av. Franklin Roosevelt, Av. Presidente Antônio Carlos (pista lateral), R. da Assembleia, Av. Rio Branco, Av. Nilo Peçanha, Av. Graça Aranha, Av. Calógeras, Av. Beira Mar, Aeroporto Santos Dumont


Arquivos relacionados:
  » Apresentação_NovoCentro.pdf -   - 




Serviços Serviços