Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Rio Media Center é aberto a jornalistas que farão a cobertura não esportiva dos Jogos Rio 2016

27/07/2016 13:50:00  » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Ricardo Cassiano


O Rio Media Center (RMC – Centro de Mídia Rio) abriu as portas, na manhã desta quarta-feira (27/07), para representantes das mídias nacional e internacional que farão a cobertura não esportiva da cidade durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Com mais de cinco mil credenciados, o Centro de Mídia está instalado ao lado da sede da Prefeitura do Rio, na Cidade Nova, e tem a expectativa de receber diariamente cerca de 300 jornalistas.

 

- O RMC estará aberto para dar informações à imprensa sobre o que acontece na cidade e nas Olimpíadas. É um espaço de transparência permanente – disse o prefeito Eduardo Paes, que deu às boas-vindas à imprensa brasileira e estrangeira que utilizará o RMC durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

 

Com 2.700 metros quadrados de área construída, o Rio Media Center oferece estrutura necessária para facilitar o trabalho de jornalistas brasileiros e estrangeiros, incluindo estações de trabalho com internet cabeada e wi-fi de alta capacidade e sinal de satélite para transmissões ao vivo. O espaço funcionará 24 horas por dia de hoje a 23/08 e entre 7h e 23h de 1º a 20/09, com um intervalo entre 24 e 31/08. A instalação tem acessibilidade e capacidade para até 600 jornalistas simultaneamente.

 

O RMC conta com um auditório multiuso com capacidade para até 300 pessoas e disponibiliza material e serviços em três idiomas: português, inglês e espanhol. Haverá ainda dois estúdios de TV e seis de rádio, que poderão ser utilizados gratuitamente por meio de agendamento prévio, bem como profissionais bilíngues para atender às demandas jornalísticas.

 

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, disse que os jornalistas credenciados no RMC terão a tarefa de contar a história da primeira Olimpíada da América do Sul:

 

- Vocês terão a tarefa de narrar as histórias de transformação que acontecerão durante os Jogos para que todos, em cada canto do planeta, possam acompanhar de perto e se sentir parte desse extraordinário momento que o Brasil tem muito orgulho de sediar. Esses Jogos Olímpicos ficarão marcados pela capacidade do Brasil de fazer um grande evento e de receber cada uma das delegações, turistas e profissionais que vão trabalhar no evento.

 

A cerimônia contou com apresentação da Orquestra Jovem do Centro de Ópera Popular de Acari, que executou o hino nacional. Participaram da mesa de abertura o chefe de gabinete do chefe de gabinete do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Leslie Kikoler, representando o presidente do Comitê Organizador Rio 2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman; o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcelo Pedrosa; e o secretário de Estado da Casa Civil, Leonardo Espíndola, representando o governador em exercício Francisco Dornelles.

 

Os credenciados no Rio Media Center terão acesso a uma vasta programação jornalística e cultural. O local promoverá entrevistas coletivas com autoridades e atletas, briefings operacionais, palestras e eventos culturais, e press tours variados. O RMC oferecerá 14 press areas, locais reservados pela Prefeitura do Rio em pontos estratégicos da cidade durante as Olimpíadas, para facilitar transmissões ao vivo com fundo livre e visual privilegiado.

 

A necessidade de oferecer uma estrutura física específica para atendimento à mídia não-credenciada surgiu nos Jogos de Atlanta, em 1996, quando milhares de jornalistas de todo o mundo que cobriram um atentado terrorista não dispuseram de recursos para trabalhar no caso. Com isso, na edição seguinte do evento, realizada na cidade australiana de Sydney, em 2000, foi inaugurado o primeiro Centro de Mídia Não-Credenciada da história dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que cumpriu o objetivo de fornecer instalações adequadas para a imprensa voltada para a cobertura não esportiva.

 

O RMC fica Rua Madre Tereza de Calcutá, s/nº, na Cidade Nova.




Serviços Serviços