Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Alunos do Ginásio Experimental Olímpico de Santa Teresa reabrem cápsula do tempo

28/07/2016 14:40:00  » Autor: Juliana Romar / Fotos: Erbs Jr.


A oito dias do início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, os alunos do Ginásio Experimental Olímpico (GEO) Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa, participaram nesta quinta-feira (28/07) da cerimônia de reabertura da cápsula do tempo enterrada na unidade no dia 9 de novembro de 2013 em comemoração a marca dos mil dias para as Olimpíadas. O módulo continha cartas de alunos, professores, funcionários e do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, com mensagens de apoio aos atletas olímpicos e registros de suas expectativas sobre o evento esportivo.

 

Quase três anos depois a cápsula foi aberta pelos alunos do GEO e as mensagens reveladas. Um varal com todos os 354 textos foi montado na quadra poliesportiva e ficará exposto na unidade.

 

- Esse foi o primeiro ginásio que criamos, em 2012, e ele é referência acadêmica e esportiva em todo o Brasil. Daqui já saíram alunos que hoje se dedicam ao esporte e outros que não seguiram essa linha, mas que deram continuidade aos estudos e conseguiram bolsas de estudo em escolas particulares. É muito legal abrir essa cápsula e ver tantas mensagens bacanas - disse a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny.

 

O evento contou com uma apresentação de dança e coral, além da participação da ex-atleta do vôlei de praia Karina Lins e Silva, que conduziu uma réplica da Tocha Olímpica e falou aos estudantes sobre os valores olímpicos e paralímpicos que ficarão de legado:

 

- Quando vocês saírem da escola o que ficará de legado para a vida são o espírito e os valores dos Jogos Olímpicos, como amizade, respeito e excelência no esporte, no aprendizado e no comportamento. Mas não só isso, que os valores dos Jogos Paralímpicos, a coragem, a inspiração e a determinação, também sirvam de exemplo. Esse momento aqui é um grande aprendizado para todos nós.

 

Sem se lembrar do que havia escrito na carta em 2013, a aluna do 9º Ano Helena Stella da Silva Miranda, 14 anos, teve a sua mensagem sorteada para leitura e reforçou os mesmos desejos:

 

- Esse é o meu último ano no GEO e pretendo ir para uma escola particular. Ainda tenho o desejo de me federar em handebol e de ser uma ótima velocista no atletismo. Me inspiro no Usain Bolt e pretendo ser recordista mundial. Amo muito esporte. Sonho em ser atleta desde os sete anos de idade. E como disse na carta, nunca vou parar de estudar e nem desistir dos meus sonhos. Vou correr atrás e conseguir.

 

Já o ex-aluno Yago Nepomuceno, 16 anos, também releu sua mensagem e relembrou seu desejo. O jovem, que na época queria ser um ótimo nadador e bater o próprio recorde, garante que já conseguiu o feito:

 

- Essa carta eu escrevi pra mim mesmo. Era uma carta de incentivo. Pedi para bater meu próprio tempo de 11 segundos e 25 metros. Hoje, sou atleta federado da natação no Botafogo de Futebol e Regatas e já bati esse tempo. Além disso, quando sai daqui passei para várias escolas e optei pelo Colégio Pedro II, onde curso o 1º Ano do ensino médio atualmente. Agradeço muito ao GEO por tudo o que conquistei.

 

O GEO Juan Antonio Samaranch começou a funcionar no início de 2012 e foi a primeira escola do programa de legados da Olimpíada para a Educação no Rio. Os ginásios têm como objetivo unir o desenvolvimento acadêmico e esportivo para alunos do 6º ao 9º ano. Atualmente, mais de 1,7 mil alunos são beneficiados pelos quatro Ginásios Experimentais Olímpicos em funcionamento. A unidade de Santa Teresa recebeu o nome do ex-presidente do COI, Juan Antonio Samaranch, falecido em abril de 2010.

 

Além deste, a rede municipal de ensino conta com os Ginásios Olímpicos Dr. Sócrates, em Pedra de Guaratiba; Félix Mielli Venerando, no Caju; e Nelson Prudêncio, na Ilha do Governador.

 

Nas quatro unidades, as modalidades esportivas oferecidas são atletismo, tênis de mesa, vôlei, handebol, judô, xadrez, luta olímpica e badminton. Com exceção do GEO do Caju, Santa Teresa, Pedra de Guaratiba e Ilha do Governador também contam com natação e futebol (somente na Ilha).

 

Para ingressar nesses ginásios, o aluno precisa fazer um teste de aptidão física. Além da rotina de treino, com pelo menos duas horas por dia de prática esportiva, e da participação em diversas competições, os alunos dos GEOs têm mais aulas de Português, Matemática, Ciências e Inglês, disciplinas de reforço e o incentivo para tirar boas notas.




Serviços Serviços