25/11/2016 20:30:00 » Autor: Ricardo Albuquerque / Fotos: Paula Johas
A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta sexta-feira (25/11), mais duas clínicas da família na Zona Norte da cidade, nos bairros de Olaria e Ramos. Com as novas unidades de atenção básica, o município dispõe de 109 clínicas e atingiu a cobertura integral em saúde para 67,25% dos cariocas, índice que representa mais de 4 milhões de pessoas em 67 bairros. O atendimento garante acesso gratuito ao tratamento de doenças, pré-natal, vacinação, exames laboratoriais e retirada de medicamentos.
— É um orgulho imenso inaugurar mais duas clínicas da família. Vale lembrar que, em 2008, o Rio era a capital brasileira com a pior cobertura, com apenas 3,5% dos cariocas atendidos pela estratégia de saúde da família. Passar de 67% nos dá muita satisfação, por ser um momento muito especial, afinal o Rio é a quarta melhor cidade do país em cobertura do Programa Saúde da Família — disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
As inaugurações desta sexta representam investimento de R$ 5,2 milhões, com capacidade para beneficiar 24 mil moradores do Complexo do Alemão, em Ramos, e outros 21 mil em Olaria. As unidades vão funcionar de segunda a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. A Clínica da Família Klebel Oliveira Rocha, em Olaria, contará com sete equipes de saúde da família e três de saúde bucal, enquanto a Clínica da Família Valter Felisbino de Souza, em Ramos, terá oito equipes de saúde da família e três de saúde bucal.
— Não vou pegar mais ônibus para cuidar de mim e do meu fiho, Elias. Em dez minutos, caminhando, estou na porta da clínica que tem uma estrutura muito boa. Sem falar que o pessoal que trabalha aqui é atencioso e preocupado em dar um bom atendimento — comentou Valesca Vital Nunes, 37 anos, que trabalha como recepcionista no Centro e mora no Conjunto Habitacional da PM, em Olaria.
As novas clínicas da família contam com consultórios, sala de procedimentos e exames laboratoriais, sala de curativos, sala de imunização, sala dos agentes, sala de saúde bucal, sala de esterilização, farmácia e almoxarifado, centro de cultura e ideias, sala de saúde da mulher, sala de saúde da criança, acolhimento mãe-bebê, sala de hipertensão e diabetes e sala de raio-x e ultrassonografia. Entre outros serviços, permite a retirada de medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens de atenção primária.
— É um presente antecipado de Natal que a comunidade recebe hoje. Todo mundo lá em casa já está cadastrado para ter direito ao atendimento. Ir e voltar do médico a pé é uma verdadeira bênção — destacou a dona de casa Cláudia Mendes da Luz, acompanhada do filho Pedro, 10, e do neto Cauê, de um ano e três meses, moradora de Olaria.
As novas unidades integram a Área de Planejamento 3.1, que abrange os bairros: Bonsucesso, Brás de Pina, Complexo do Alemão, Cordovil, Ilha do Governador, Jardim América, Manguinhos, Maré, Olaria, Parada de Lucas, Penha Circular, Penha, Ramos e Vigário Geral. Com as inaugurações, a região passa a contar com 81% de cobertura em saúde da família.
— Só quem mora no Alemão sabe o que significa isso aqui. Meu marido é hipertenso e já se cadastrou. Antes, ele era obrigado a ir no Posto de Assistência Médica de Del Castilho para se consultar — disse a cuidadora de crianças Raimunda Nonata da SIlva Cordeiro, 44,
As clínicas da família são um projeto inovador, criado em 2009, que permitiu a expansão histórica da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município. O Rio saiu de 3,5% de cobertura de saúde e se tornou nos últimos anos a capital responsável por mais da metade de todas as equipes de ESF criadas no país.
As novas clínicas da família foram batizadas em homenagem à Klebel de Oliveira Rocha, que desde cedo, esteve ligado aos projetos de futebol no bairro, levando a atividade esportiva para as crianças da região. O homenageado, que superou um problema de saúde desde o nascimento, é reconhecido em Olaria pela sua participação e engajamento em ações sociais. Querido por todos vizinhos, faleceu aos 54 anos.
Valter Felisbino integrou a Associação de Moradores da Grota por mais de 15 anos, sempre ligado aos projetos sociais. Buscando ressaltar a importância do acompanhamento de familiares no crescimento das crianças, organizava reuniões com pais e responsáveis do bairro. Também incentivava o esporte, promovendo campeonatos para crianças e adultos da vizinhança.
Imagens relacionadas:
