Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Hospital Loreto é referência em tratamento de fissuras labiopalatinas

15/12/2016 09:08:00


O Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto (HMNSLoreto), na Ilha do Governador, destaca-se no Rio de Janeiro como o único centro de referência credenciado pelo Ministério da Saúde para cirurgia de lábio leporino e fissura palatal no estado. No Centro de Tratamento de Fissuras Labiopalatais (CEFIL) da unidade, a criança recebe tratamento integral desde que sai da maternidade até o final da adolescência com tratamento de ortodontia, fonoaudiologia, psicologia, cirurgia plástica, entre outras especialidades.


Do total de pacientes do CEFIL-HMNSLoreto, 50% são de outras cidades. O hospital atende também pacientes de outros estados e até países. Como o hospital é uma unidade da rede pública municipal do Rio de Janeiro, todo o tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS.

 

No Brasil, estima-se que a cada 650 nascimentos, uma criança tenha fissura labiopalatal. O início precoce do tratamento, já nos primeiros dias de vida, é fundamental. O recém-nascido recebe uma prótese e passa a ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar. Em geral, o paciente passa por uma série de cirurgias, sendo a primeira realizada entre o 5º e 6º mês (a criança precisa ter no mínimo de 6 kg), aumentando a chance de sucesso e evitando que a criança cresça com traumas por causa do problema. Depois da cirurgia de correção, o paciente tem acompanhamento permanente ambulatorial e cirúrgico até os 17 anos, em média.


Acima dessa faixa etária, permanece com acompanhamento ambulatorial e dentário. No primeiro semestre de 2016, das 171 cirurgias realizadas em todo o estado do Rio em pacientes fissurados de zero a 19 anos, 80% (137) foram no CEFIL, mesmo percentual registrado em todo o ano anterior – 282 das 349 cirurgias realizadas no estado foram no HMNSLoreto.

 

Com moderno Polo de Audiologia, o HMNSLoreto oferece alguns dos exames mais precisos, necessários para avaliar o comprometimento do sistema auditivo nas crianças nascidas com fissuras labiopalatais. Entre os equipamentos disponíveis destaca-se o BERA (para testar o potencial evocado auditivo do tronco encefálico), capaz de avaliar a audição de bebês, com ou sem sedação. Como a capacidade instalada do Polo de Audiometria é superior à demanda interna do CEFIL, o Hospital Loreto oferece vagas de exames pelo Sistema de Regulação (SISREG), inclusive para pacientes de outras faixas etárias além da pediátrica. Dos mil exames de audiologia realizados no HMNSLoreto em 2015, 37% foram em pacientes externos, captados na rede SUS.

 

O Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto é atualmente a unidade com o segundo maior potencial cirúrgico da rede SUS no estado para pacientes na faixa etária de zero a 19 anos, atrás apenas do Hospital Estadual da Criança – que é referência em transplantes, tratamento de câncer e cirurgia pediátrica. No primeiro semestre deste ano, o HMNSLoreto realizou, entre procedimentos relacionados às fissuras labiopalatais ou de outras patologias diversas, 763 internações cirúrgicas. Em 2015, foram 1.414 internações cirúrgicas na unidade.

 

Entre as especialidades oferecidas no Loreto estão pediatria, hematologia, dermatologia, otorrinolaringologia, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, audiologia, nutrição, cirurgia plástica, cirurgia pediatria, odontologia/ortodontia, cirurgia bucomaxilofacial, genética, cardiologia, enfermagem, anestesiologia, serviço social e epidemiologia.

 

O HMNSLoreto conta com 20 leitos clínicos pediátricos, 10 leitos cirúrgicos e três para pacientes graves.




Serviços Serviços