27/12/2016 16:42:00
A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta terça-feira (27/12), a Clínica da Família Candido Ribeiro da Silva Filho "Candinho", em Vista Alegre, e a Clínica da Família Deputado Pedro Fernandes, em Irajá. A cidade passa a contar com 113 clínicas da família em 70 bairros, alcançando 68% de cobertura de saúde da família, o que representa mais de 4 milhões de cariocas beneficiados. O investimento foi de R$ 5,2 milhões por unidade.
— O bairro de Vista Alegre não tinha unidade de saúde e a população do local precisava buscar atendimento nos bairros vizinhos. Agora eles têm sua própria clínica — disse o secretário de saúde, Daniel Soranz.
As duas unidades fazem parte da Área de Planejamento (AP) 3.3, que compreende os bairros de Acari, Anchieta, Barros Filho, Bento Ribeiro, Campinho, Cascadura, Cavalcanti, Coelho Neto, Colégio, Costa Barros, Deodoro, Engenheiro Leal, Guadalupe, Honório Gurgel, Irajá, Madureira, Marechal Hermes, Oswaldo Cruz, Parque Anchieta, Parque Columbia, Pavuna, Quintino Bocaiuva, Ricardo de Albuquerque, Rocha Miranda, Turiaçu, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Vila Kosmos e Vista Alegre. Com a inauguração das novas unidades, a cobertura de saúde da família na AP 3.3 chega a 65,4%.
A CF Candido Ribeiro da Silva Filho "Candinho", que fica na Avenida São Félix, 201, conta com quatro equipes de saúde da família e duas de saúde bucal, beneficiando 12 mil moradores do bairro. A unidade funcionará de segunda a sexta, das 8h às 20h. Morador de Irajá, Candido Ribeiro da Silva Filho, o Candinho, mudou-se para Vista Alegre em 1975, quando se casou com Dona Feliciana Conceição da Silva. Tornou-se referência para os moradores da região a partir do comércio e das atividades que promovia, sempre preocupado em trazer alegria aos moradores do bairro. Em 1993 fundou o Bloco do Merenda e um time de futebol com o mesmo nome. Devoto de São Sebastião organizava todos os anos um torneio de futebol no campo de Vista Alegre e uma grandiosa festa em seu bar em homenagem ao santo, que virou tradição entre os moradores. Faleceu em 24 de abril de 2014, deixando esposa, dois filhos e uma neta.
— Fico muito feliz em entregar essas clínicas para os moradores de Irajá e Vista Alegre. Começamos a gestão com 15 equipes de saúde da família e estamos encerrando com 180 equipes, um avanço muito grande para a região — destacou o coordenador da Área Programática 3.3 (Madureira e adjacência), Roberto Raposo.
Já a CF Deputado Pedro Fernandes conta com seis equipes de saúde da família e duas de saúde bucal, beneficiando 18 mil moradores da região. O homenageado nasceu em 1924, em Parelhas (RN), foi marinheiro da marinha mercante e ex-combatente durante a 2ª Guerra Mundial. Entrou para a política como diretor do Instituto de Previdência dos Marítimos e disputou eleições para deputado estadual pela primeira vez em 1962, ainda no estado da Guanabara. Fernandes faleceu em 2005, aos 81 anos, foi o parlamentar com o maior número de mandatos da história republicana brasileira, com dez legislaturas. A unidade está localizada na Praça Nossa Senhora da Apresentação e funcionará de segunda a sexta, das 7h às 19h, e sábados, das 8h às 12h.
As novas unidades contam com consultórios, sala de procedimentos e exames laboratoriais, sala de curativos, sala de imunização, sala dos agentes, sala de saúde bucal, sala de esterilização, farmácia e almoxarifado, centro de cultura e ideias, sala de saúde da mulher, sala de saúde da criança, acolhimento mãe-bebê, sala de hipertensão e diabetes e ultrassonografia. Nas clínicas da família, os pacientes têm atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança e vacinação, entre outros. Também podem retirar gratuitamente medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária.
As clínicas da família são um projeto inovador, criado em 2009, que permitiu a expansão histórica da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município. O Rio saiu de 3,5% de cobertura de saúde e se tornou nos últimos anos a capital responsável por mais da metade de todas as equipes de ESF criadas no país.