27/01/2017 12:35:00
A Superintendência de Supervisão Regional da Zona Sul realizou nesta sexta-feira (27/1) uma operação de demolição de imóvel desabitado e que havia sido interditado pela Defesa Civil por risco de desabamento na rua São Manuel, números 15, 17 e 19, em Botafogo. A licença da Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação para a demolição do imóvel expirou no último dia 4 de janeiro, mas o responsável demoliu parcialmente o terreno e deixou os escombros das estruturas. Ele foi multado duas vezes por ter executado obra irregular e por não ter instalado um muro de proteção para a calçada.
A ação foi realizada após reclamações de moradores da rua São Manuel. Agentes da Secretaria Municipal de Saúde em vistorias realizadas nos últimos dias no terreno constataram diversos focos de doenças, como ratos e água parada, o que atrai o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A Prefeitura do Rio vai cobrar os custos da operação de demolição do imóvel e a limpeza do terreno para o responsável, além da instalação de um muro.
- A Prefeitura do Rio agiu para impedir que um imóvel abandonado pelo seu responsável e com a estrutura condenada pela Defesa Civil colocasse em risco a vida dos pedestres - disse o superintendente da Zona Sul, Marcelo Maywald.
Participaram da ação agentes da Superintendência da Zona Sul, guardas municipais, Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Saúde, Comlurb, Rioluz, Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação. A operação contou com o apoio de policiais militares.