Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Rodas de samba geram emprego, renda e integram a cidade

01/02/2017 12:33:00


A Rede Carioca de Rodas de Samba realizou pesquisa, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, que revela dados socioeconômicos das rodas de samba espalhadas pela cidade. Em seminário realizado, no último sábado (28/01), no Memorial Getúlio Vargas, na Glória, foi divulgado parte do trabalho, que quer jogar um novo olhar à atividade cultural na cidade, extremamente ligada ao modo de ser do carioca, mas muitas vezes desvalorizada e tratada até com violência pelo poder público. Os dados destacam uma economia intrínseca a este tipo de manifestação.

 

As rodas de samba atraem um público que, em média, gasta R$ 75 per capita em cada evento. Ao todo, são gerados R$ 1 milhão por mês. As mulheres perfazem a maioria desse público, representando 55% do total. Negros e pardos, conforme classificação utilizada pelo IBGE, são 73% deste contingente. E mais, 63% desse público são formados por pessoas de escolaridade superior.

 

O levantamento também revela que as rodas de samba incentivam uma altíssima circulação de pessoas pela cidade, criando um meio de integração entre regiões, favelas e comunidades. O fluxo inclui pessoas da Zona Oeste, Centro, Zonas Norte e Sul. O espaço democrático e diverso das rodas de samba, aliada a uma economia criativa, que gera emprego e renda, demonstra a força do samba durante o ano todo e não apenas no período do Carnaval.




Serviços Serviços