Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Bloco "Tá pirando, pirado, pirou!" desfila neste domingo na Urca

17/02/2017 11:03:00


O bloco "Tá pirando, Pirado, Pirou!", formado por pacientes e profissionais da rede de saúde mental, tomará a Avenida Pasteur, na Urca, neste domingo (19/02), às 15h, com muito samba e alegria. Tradicional na Zona Sul, o bloco - que integra o calendário oficial do carnaval de rua da cidade - fará seu 13º desfile. A concentração será ao lado da faculdade UniRio e a agremiação passará por ruas da Urca e de Botafogo.

 

O enredo escolhido para este ano é “Meu caro amigo Augusto Boal, o arco-íris do desejo vai brilhar no carnaval!”, uma homenagem ao Teatro do Oprimido. O samba é uma composição de Messias do Horizonte e Enéas Elpídeo.

 

Formado por pacientes do Instituto Philippe Pinel, do Instituto de Psiquiatria da UFRJ e dos centros de atenção psicossocial da Zona Sul e do Centro, o bloco atua ao longo do ano como ponto de cultura, onde temas como enredo, samba e alegorias são discutidos e preparados nas oficinas terapêuticas das unidades de saúde.

 

O trabalho já conquistou prêmios importantes, como o Nacional de Cultura e Saúde em 2010, concedido pelo Programa “Mais Cultura, Mais Saúde”, oferecido por uma parceria entre Ministério da Cultura e Ministério da Saúde; e o “Loucos pela diversidade”, da Fiocruz. 




Serviços Serviços