Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

Secretaria de Saúde celebra o Dia do Orgulho SUS nas redes sociais

20/03/2017 10:38:00


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) celebra, a partir desta segunda-feira (20/03), a Semana do Orgulho SUS. O período é motivado pelo Dia Nacional do Orgulho SUS, comemorado no dia 21 de março. Na campanha deste ano, a pergunta tema será "Como você contribui para um SUS mais participativo?". Nos dois últimos anos, as perguntas foram: "Qual o seu compromisso por um SUS melhor?" e "O que você faz no seu dia a dia em prol do SUS?". Em resposta, mais de 7,5 mil fotos foram publicadas no Instagram com compromissos para melhorar nosso sistema de saúde, marcadas pela hashtag #orgulhosus.

 

O Dia do Orgulho SUS é uma campanha que acredita que as pequenas ações de cada um, juntas, farão a diferença na construção de um sistema de saúde melhor para todos. Inspirada em uma ação iniciada na Inglaterra, o Change Day, a data foi criada por iniciativa do Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e faz parte de um movimento global e voluntário em prol dos sistemas de saúde em todo o mundo. O Orgulho SUS se inspira nesse movimento, buscando um Sistema Único de Saúde melhor para todos os cariocas. Não importa o tamanho da ação, e sim o empenho para cumpri-la.

 

Sucesso nas redes sociais, a campanha mobilizou em média 20 mil profissionais e usuários da rede municipal de saúde por edição. O Twibbon, ferramenta que permite alterar a foto de perfil no Facebook e Twitter mostrando o suporte do usuário a diversas campanhas, contou com a adesão de mais de 4 mil participantes. Somando as duas edições, as menções com o uso da hashtag #orgulhosus contabilizam mais de 15 mil publicações.

 

Em 2017, a população está convidada a participar dessa grande ação em prol do fortalecimento do Sistema Único de Saúde, no período de 20 a 24/03, compartilhando uma foto no Instagram com a hashtag #orgulhosus explicando de que maneira muda o sistema. As pessoas também podem organizar eventos, mutirões de ações de saúde, twittaços etc. Pequenas ações, projetos e compromissos que respondam à pergunta: como você contribui para um SUS mais participativo?

 

Como participar:

 

1) Alterar a foto do perfil no Facebook e no Twitter por meio da ferramenta Twibbon para mostrar o apoio à campanha. Basta acessar o link.

 

2) Compartilhar as fotos com a hashtag #orgulhosus nas redes sociais, como você contribui para um SUS mais participativo. Para imprimir o símbolo da campanha acesse o link.
 

 

3) Realizar eventos e ações nas unidades de saúde para promover o Dia do Orgulho SUS

 

4) Divulgar na mídia e redes sociais essas ações e a importância do Dia do Orgulho SUS

 

5) Fazer um twittaço no dia 21/03, às 11h, com a hashtag #orgulhosus.




Serviços Serviços