Você não tem os papéis necessários para acessar este portlet.

 

Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, Saúde faz ação de conscientização na Praça Mauá

22/03/2017 12:13:00


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza na sexta-feira (24/03) grande mobilização na Praça Mauá, no Centro do Rio, para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. O evento acontecerá das 9h às 13h, com várias atividades educativas que têm por objetivo chamar a atenção da população para a doença, que atinge principalmente às populações que vivem em áreas carentes e insalubres, mas que pode ser transmitida também entre moradores de regiões mais urbanizadas e dotadas de infraestrutura básica.

 

Desde 1982, o dia 24 de março é definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela União Internacional contra Tuberculose e Doenças Pulmonares como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Em 2017, completam 135 anos desde que Robert Koch anunciou à Sociedade Fisiológica de Berlim que havia descoberto a causa da doença. Apesar do tempo decorrido, a tuberculose ainda é um grande flagelo da humanidade, principalmente em países pobres, sendo considerada a maior causa de morte entre todas as doenças infecciosas no planeta.

 

As atividades, executadas pelo Programa Academia Carioca, acontecerão próximo ao Museu do Amanhã, com foco na conscientização da população em relação ao impacto da tuberculose na cidade e divulgar informações sobre os sintomas da doença e seu tratamento, que é integralmente oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Todas as unidades de Atenção Primária do município (clínicas da família e centros municipais de saúde) estão aptas ao diagnóstico e tratamento da doença e fornecem gratuitamente toda a medicação necessária ao paciente.

 

A programação contará com atividades lúdicas e educativas em cinco tendas armadas, abordando o os sinais e sintomas da tuberculose. Também serão dadas orientações sobre arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e DST/Aids e feitas avaliações e orientações sobre tabagismo.

 

Participam também do evento a Rede de Jovens e Adolescentes Promotores da Saúde (RAP da Saúde) e a bateria mirim da escola de samba Vila Isabel.

 

 

Confira algumas atividades programadas:

 

Atividades físicas: alongamento, ginástica, dança, aeroboxe, flashmob, orientadas por professores da Academia Carioca.

 

Atividades educativas:

- Jogo mito e verdade – montagem de mural revelando o que é verdade e o que não é do conhecimento popular sobre a tuberculose;

- Jogo de tabuleiro gigante – os participantes avançam ao responder corretamente perguntas sobre a doença);

- Quebra-cabeça gigante – os participantes fazem uma caça ao tesouro em busca das peças para completar o quebra-cabeça, que forma a frase "Tuberculose tem cura";

 - Quiz – para ser jogado em equipes, traz perguntas e respostas sobre a tuberculose, abordando causas, sintomas, tratamento, cura, etc.




Serviços Serviços