Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

No Dia Mundial da Água, Prefeitura reabre Centro de Educação Ambiental da Ilha do Governador

22/03/2017 16:13:00


Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma) reabriu nesta quarta-feira (22/03) o Centro de Educação Ambiental (CEA) do Jequiá, na Ilha do Governador, que estava fechado há mais de seis meses. O espaço é destinado à prática de atividades socioambientais direcionadas à população local para conservar e melhorar a qualidade do meio ambiente, estimulando e promovendo a conscientização ambiental.

 

O evento, que contou com a presença do secretário da Seconserma, Rubens Teixeira, promoveu dinâmicas e vídeos educativos sobre a importância da água com crianças da Escola Municipal Cuba e teve a participação de pescadores da colônia Z-10, vizinha à sede do CEA.

 

- A água e o alimento são fundamentais para a sobrevivência humana, mas as pessoas resistem mais tempo sem comer do que sem beber água. A maior parte do corpo humano e do planeta é composta de água. Se quisermos viver bem e termos um planeta melhor, precisamos preservar a água - pediu Rubens Teixeira.

 

As crianças se divertiram com as novas  instalações do CEA, como a sala infantil utilizada para atividades interativas. Outra atração que chamou a atenção da meninada foi a exposição "Gotas D'Água", que ressaltam a importância do consumo sustentável da água.

 

A reabertura do CEA faz parte de uma série de ações que a Secretaria promoveu pelo Dia Mundial da Água para sensibilizar os cariocas da necessidade de mudanças de hábitos no uso da água. Durante todo o dia foram realizadas palestras, oficinas e debates com agentes ambientais em vários centros educacionais na cidade, além do CEA do Jequiá: Centro de Referência em Educação Ambiental de Marapendi, Núcleo de Educação Ambiental da Prainha e Parque Natural Municipal do Mendanha.

 

Localizado no bairro Cacuia, o CEA Jequiá está inserido em uma Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana – APARU, criada para preservar o ecossistema local e promover a recuperação hídrica e vegetal da região, às margens da Baía da Guanabara, e conta com uma parte de Mata Atlântica virgem, além da colônia de pescadores, a primeira fundada no Brasil, hoje conhecida como Colônia Z-10, instalada junto à foz do Rio Jequiá.




Serviços Serviços