Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Rio inspira políticas integradas de educação e esporte

27/03/2017 11:30:00


Representantes do Ministério da Educação farão, nesta sexta-feira (31/03),  uma visita ao Ginásio Experimental Olímpico Nelson Prudêncio, na Ilha do Governador. O trabalho de excelência do modelo de integração educacional e esportiva vem despertando o interesse de outros estados, que pretendem levar ideias da experiência carioca para suas respectivas administrações ou até mesmo replicar o programa.

 

Criado pela Secretaria Municipal Educação, Esportes e Lazer, o Ginásio Experimental Olímpico (GEO), que atende alunos do 6º ao 9º ano, tem como objetivo dar oportunidade para os estudantes com aptidões esportivas desenvolverem seu potencial, sem abrir mão de uma educação de excelência. Nos GEOs, além da rotina de treinos, com pelo menos duas horas de prática esportiva por dia, e da participação em diversas competições, os alunos têm mais aulas de Português, Matemática, Ciências e Inglês, aulas de reforço e o incentivo para tirar boas notas.

 

A excelência acadêmica, o apoio ao projeto de vida do aluno e a educação para valores são os principais eixos do projeto pedagógico. Para ingressar na escola, o aluno precisa fazer um teste de aptidão física.

 

O Ginásio Experimental Olímpico Nelson Prudêncio é um dos quatro do programa GEO, que conta também com unidades no Caju, Pedra de Guaratiba e Santa Teresa. Juntos, atendem cerca de 1.500 alunos em turmas de no máximo 35 crianças. Nos Ginásios Olímpicos são oferecidas modalidades esportivas como atletismo, tênis de mesa, vôlei, handebol, judô, xadrez, futebol, luta olímpica e natação.




Serviços Serviços