Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Guarda Municipal celebra os 24 anos da instituição

30/03/2017 18:00:00


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) realizou, nesta quinta-feira (30/03), em sua sede, uma grande cerimônia para celebrar seus 24 anos de fundação. O evento incluiu homenagem a guardas com 20 anos de instituição, premiação de atletas que participaram da VI Semana Olímpica e apresentações de música e de dança. As comemorações tiveram início no último dia 23, com uma série de atividades esportivas dentro da VI Semana Olímpica, com disputas de futsal, voleibol, handebol, jiu-jitsu e cabo de guerra, além de culto de ação de graças e apresentação especial da Banda Sinfônica na Escola de Música da UFRJ.

 

A solenidade foi acompanhada pela comandante da GM-Rio, inspetora geral Tatiana Mendes, gestores, comandantes de unidades, guardas municipais, familiares e funcionários da instituição, além de representantes da prefeitura, como o subsecretário de Ordem Pública, coronel Luiz Claudio Laviano, das Forças Armadas, da sociedade civil e da Câmara Municipal, como o vereador Jones Moura.

 

- Não tem como mensurar o valor dessa solenidade para cada guarda. Este é um dia de gratidão a Deus e a todos que ajudaram e estão ajudando a formar essa instituição. A Guarda Municipal é hoje uma referência nacional entre as Guardas. Ao longo desses anos, tivemos várias conquistas, como o comando próprio, e hoje trabalhamos para servir cada vez mais com excelência à população carioca e com foco de tornar nossa Guarda grande também internacionalmente. Mas isso só será possível com a boa vontade dos guardas municipais, que devem sempre trabalhar com a disposição de ser uma boa referência nas ruas, - destacou a inspetora Tatiana.

 

Além da Banda Sinfônica, o evento foi marcado por apresentação de grupo de dança formado por alunas do guarda municipal e bailarino Nildo Muniz, professor do Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande. Outro momento especial foi a entrega da Medalha de Mérito por Tempo de Serviço a 40 guardas municipais que completaram 20 anos de serviços prestados à instituição. A insígnia é concedida a agentes que tenham a ficha disciplinar exemplar, sem registro de punições, como ma forma de reconhecimento da instituição pelo trabalho prestado pelos guardas na cidade.

 

Encerrando o evento, foi realizada a premiação de atletas das equipes vencedoras do cabo de guerra, disputado no pátio pela manhã. O primeiro lugar foi conquistado pelo Grupamento Tático Móvel (GTM), seguido pela equipe do Exército Brasileiro. Em terceiro lugar, a Guarda Municipal de Niterói.

 

Criada em 30 de março de 1993, com dois mil vigilantes que pertenciam à Comlurb, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro conta hoje 7.500 guardas e 255 funcionários administrativos, incluindo agentes de transporte e músicos. É a maior Guarda desarmada do país. Para cobrir toda a cidade, a GM-Rio conta com 15 Inspetorias, dez Grupamentos Especiais e 11 Unidades de Ordem Pública atuando em diversas frentes, como no patrulhamento de praças, praias, parques, escolas, áreas de preservação ambiental, além de fiscalizar o trânsito e desenvolver diversas ações sociais.

 

Presença feminina e comando próprio

 

Atualmente, 21% do efetivo de guardas municipais é formado por mulheres. Elas começaram a integrar o quadro operacional logo nos primeiros anos de criação da instituição. A GM-Rio foi um dos primeiros órgãos de segurança pública a não estipular percentual máximo de mulheres para formação do efetivo. Atualmente, todas as unidades operacionais contam com mulheres em seu efetivo. Este ano, a inspetora geral Tatiana Mendes se tornou a primeira guarda municipal de carreira a assumir o comando da corporação.

 

Tecnologia

 

Nos últimos anos, a Guarda Municipal passou a utilizar cada vez mais a tecnologia para auxiliar na resposta às demandas de ordenamento urbano e de trânsito. Em 2012, foi criado em parceria com a COPPE/UFRJ um sistema integrado de comunicação via smartphone, o aplicativo GMmobile e o mapa operacional. Pioneiro na área de segurança pública, o mapa operacional e o GMmobile permitem o acompanhamento em tempo real das ocorrências via smartphone e também o registro das mais variadas solicitações. Quando uma ocorrência chega até o Centro de Controle Operacional (CCO) da GM-Rio, por solicitação de um contribuinte pela Central 1746, a demanda aparece no mapa operacional e fica pendente.

 

Por meio do programa, é possível verificar qual guarda está mais perto da ocorrência, através do sistema GPS, e deslocá-lo para o local, agilizando o atendimento.

 

Este ano, a GM-Rio deu mais um passo na inserção de tecnologia na rotina diária. Com uma estrutura mais moderna e independente no 3º andar do Centro de Operações Rio, o CCO passou a contar com dez estações de videomonitoramento com acesso às mais de 800 câmeras da Prefeitura do Rio distribuídas por toda a cidade, com foco na orla e seus principais corredores. O projeto conta com duas novas câmeras específicas para cobertura completa da Praia do Arpoador, alcançando também a entrada e a saída do Parque Garota de Ipanema.

 

Capacitação, aprimoramento e valorização

 

Desde 2004, a Guarda Municipal conta com a Academia de Ensino destinada a formação, capacitação e atualização do efetivo. Sendo, na época, a única entre todas as instituições desarmadas existentes no Brasil a ter o seu próprio Centro de Formação e Treinamento. Funcionando como universidade corporativa, a Academia da Guarda Municipal oferece inúmeras atividades de aperfeiçoamento e atualização profissional, assim como intercâmbio com outras instituições, em uma constante troca de experiências.

 

Em 2015, a GM-Rio criou uma coordenadoria para cuidar exclusivamente do bem-estar dos seus funcionários. A nova divisão, que recebeu o nome de Coordenadoria de Valorização do Servidor (CVS), unificou o trabalho realizado por outros setores como a Gerência de Serviço Social e a Subgerência de Qualidade de Vida, com o objetivo de promover ações para ajudar na melhoraria da saúde física, mental e social dos servidores.

 

Em 2016, foi criado um centro de treinamento para o efetivo com uma academia de atividades físicas e dojô para prática de artes marciais. A iniciativa foi uma parceria da Guarda com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), que proporcionou a aquisição de 40 aparelhos e equipamentos sendo um dos legados para a instituição. O objetivo é oferecer aos funcionários um local para aprimorar o condicionamento físico, essencial na rotina operacional, e também promover a saúde e o bem-estar.




Serviços Serviços