Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Mercado da Uruguaiana terá posto de fiscalização 24h e videomonitoramento

15/05/2017 09:08:00  » Autor: Fotos: Ricardo Cassiano


O mercado popular da Uruguaiana, no Centro, vai receber um posto integrado de fiscalização que funcionará 24 horas, além de um sistema de câmeras monitoradas pelo Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio). Com a iniciativa, a Prefeitura do Rio busca agilizar as ações de ordenamento e até contribuir com investigações de possíveis atividades criminosas, como contrabando, venda de produtos falsificados, tráfico de drogas e roubo de cargas. A intenção é que o espaço seja usado como base para guardas municipais, fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) e equipes das Polícias Militar e Civil. Propostas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), as novidades fazem parte do projeto de revitalização que está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação.

 

- O prefeito determinou a revitalização da Uruguaiana. O Urbanismo já deu início a um novo projeto e a Seop entra contribuindo com sua visão de segurança pública. O posto integrado será fundamental para a prevenção da desordem, com ações de combate ao comércio ilegal e possíveis atividades criminosas em uma área procurada até por turistas. Uma das opções é buscarmos parceria com a iniciativa privada, com a expectativa de que, até o fim do ano, tenhamos novidades para instalarmos a base. É a prefeitura agindo na origem do problema, contribuindo com o Estado para a redução dos índices de criminalidade - explicou o secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Amendola.

 

O projeto vem sendo discutido em reuniões realizadas na Seop - a última delas ocorreu na última terça-feira (9/05) - com a presença de arquitetos da Secretaria de Urbanismo e representantes da GM-Rio e das polícias Civil e Militar. No encontro, Amendola falou da necessidade de ações de videomonitoramento do mercado para o acionamento imediato das equipes do posto em caso de movimentação suspeita. 

 

Como mais uma forma de reforçar a integração com as forças de segurança, o secretário adiantou que as imagens serão compartilhadas com as polícias. Além do posto e do sistema de videomonitoramento, a ideia é buscar meios de substituir o atual mercado por um prédio de quatro andares. 

 

- O projeto conceitual visa reorganizar o espaço de forma humanizada, proporcionando a ampliação do número de boxes do mercado que, como está hoje, não tem como crescer - destacou o representante da Coordenadoria de Projetos e Engenharia da RioUrbe, Alexandre Mendes.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços