Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

Museus ganham plataforma online para o acesso a dados

18/05/2017 14:24:00


O Tesauro, plataforma online com palavras-chave em museologia, foi lançada, nesta terça-feira (16/05), no Museu de Arte do Rio (MAR). O evento foi promovido pelo Museu Histórico da Cidade (MHC) como parte da comemoração da Semana dos Museus, que acontece até sexta-feira (19). Intitulado Tesauro de Objetos do Patrimônio Cultural dos Museus Brasileiros, o projeto conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e é voltado para museus históricos e de arte.

 

O sistema conta com 4.558 termos para indexação e recuperação dos objetos, constituídos por uma palavra ou conjuntos de palavras. A ferramenta permite que o usuário faça uma pesquisa online, mas também oferece a possibilidade da realização de dowload do arquivo em pdf.

 

Em 1987, Helena Dodd Ferrez lançou, em conjunto com Maria Helena Bianchini, a primeira versão impressa. Trinta anos depois, a museologia ganha uma versão online com objetivo de democratizar o acesso a essas informações.

 

- A ideia é atender todos os museus do país, desde que tenham acesso à internet. Essa versão é um upgrade que pode atender museus que não tenham museólogos. O Tesauro é uma linguagem que melhora a qualidade da indexação e informação - explicou Ferrez. 




Serviços Serviços