Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

Instituto Juliano Moreira e Museu Bispo do Rosário lançam a Rádio Delírio Cultural

18/05/2017 13:21:00


O Instituto Juliano Moreira e o Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea lançam, neste sábado (20/05), a Rádio Delírio Cultural. Trata-se de um projeto do Polo Experimental de Educação, Convivência e Cultura, voltado ao tratamento e integração social das pessoas com sofrimento psíquico. Toda a programação, transmitida pela internet, é preparada e executada pelos pacientes da rede de saúde mental em acompanhamento.

 

Para o funcionamento da rádio, um estúdio foi montado no Polo Experimental, no prédio anexo ao Museu Bispo do Rosário. Os primeiros programas gravados já estão no ar e também podem ser acessados no Facebook da Rádio Delírio Cultural.

 

A programação inclui entrevistas, musicais, comentários esportivos, variedades, poesias e outros quadros realizados por pacientes em acompanhamento e participantes das iniciativas do polo, como cursos de empreendedorismo, cooperativismo, de capacitação para o mercado de trabalho, entre outros. A proposta é de que a rádio seja um canal de troca de experiências e interação entre os pacientes, artistas, voluntários e comunidade.

 

Entre os programas já gravados e disponibilizados na internet estão "A Viola e o Repente", com Ednaldo Santos, em que o repentista e poeta fala sobre a importância da cultura popular e sobre seu novo trabalho, o livro "Por causa do preconceito - Literatura de cordel!"; e o "Quadro Quem Sou Eu", que retrata aqueles que frequentam, criam, produzem, usam ou trabalham no Museu Bispo do Rosário, com os artistas Karin Schneider e Leandro Nerefu.

 

O Museu Bispo do Rosário fica na Estrada Rodrigues Caldas, 3.400, na Taquara, em Jacarepaguá.




Serviços Serviços