Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Curso de cinema para jovens carentes tem ‘pré-estreia’ nesta sexta-feira

19/05/2017 11:02:00


O inédito curso de cinema oferecido gratuitamente pela Prefeitura do Rio tem sua ‘pré-estreia' nesta sexta-feira (19/05) com uma aula-magna do cineasta Emílio Domingues, convidado a falar aos alunos do curso sobre oportunidades criativas na área de Cinema. O lançamento do ‘Curso de Qualificação Introdutória de Cinema' será realizado na Nave do Conhecimento de Triagem, onde também ocorrerão as aulas. Ao longo do curso os alunos produzirão filmes, participarão de um concurso e os vencedores poderão exibir suas produções em Londres, na Inglaterra.

 

Os 50 alunos estão divididos em turmas de Roteiro (10), Direção (10), Fotografia para cinema (10) e Edição – Montagem e Som (20). O curso tem 3 meses de duração e será realizado aos sábados, com início neste dia 20. Outras duas turmas serão montadas ao fim do primeiro módulo: a segunda com início previsto para agosto e a terceira para novembro. Os alunos que comprovarem dificuldade financeira para se deslocar até Triagem terão cobertura de passagens para deslocamento durante o curso, lanche e refeição quando necessário.

 

O curso recebeu mais de duas mil inscrições, entre as quais 50 candidatos foram selecionados com base nos critérios de renda, dispersão geográfica (atendendo jovens de todas as regiões da cidade), proporcionalidade de gênero, moradores de comunidades e de regiões periféricas, com idade entre 16 e 24 anos e com comprovado envolvimento em coletivos audiovisuais com foco social ou práticas comunitárias.

 

A secretária municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, Clarissa Garotinho, responsável pela gestão das Naves do Conhecimento, comemora o momento de renovação e reestruturação do conteúdo didático oferecido pela Prefeitura do Rio nas naves:

 

- Este é mais um curso inovador que passamos a oferecer gratuitamente aos cariocas. As Naves do Conhecimento têm um enorme potencial para iniciação e qualificação profissional, e conta com todos os materiais e equipamentos necessários para os cursos. Estamos trabalhando para acabar com aquela sensação que havia antes, de que as naves serviam apenas como lan house, para transformá-las em verdadeiros centros de formação de Conhecimento e Saber.

 

Além das aulas, estão previstas palestras e workshops com profissionais do mercado de Cinema, sobre os temas Motion Design, Produção Executiva, Propriedade intelectual e Introdução ao mercado da indústria cinematográfica. Também haverá intercâmbio e rodas de diálogo via internet com estudantes de Cinema da periferia de Londres.

 

O curso é dividido entre atividades teóricas e práticas, e ao longo do projeto os alunos das diferentes turmas (Roteiro, Direção, Fotografia para cinema e Edição) se integrarão para produzir filmes em curta-metragem, que serão exibidos ao fim do módulo. Assim, poderão ganhar experiência de criação coletiva em um set de filmagem.

 

Ao todo, 15 filmes serão produzidos pelas turmas. Os curtas serão levados a votação popular, dos quais três serão selecionados. Outros três filmes serão escolhidos por um júri técnico formado por profissionais do mercado. Os seis filmes selecionados, três pelos votos populares e três pelos votos técnicos, serão exibidos em Londres, na Creative Wick Film School, e seis representantes dos filmes vencedores viajarão para a Inglaterra para representá-los pessoalmente.

 

 

Naves do Conhecimento

 

O projeto Naves do Conhecimento visa a democratização do acesso à informação e ao conhecimento de novas formas de aprendizagem em ambientes colaborativos e criativos, promovendo a mediação da informação qualificada e o desenvolvimento de competências necessárias a todos na sociedade do terceiro milênio.

 

As Naves do Conhecimento são uma iniciativa da Prefeitura Municipal do Rio e estão sob a administração da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação. Estão localizadas em nove regiões das zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro: Santa Cruz, Vila Aliança, Padre Miguel, Irajá, Penha, Madureira, Nova Brasília, Triagem e Engenho de Dentro.

 

Para o próximo período, o foco social das naves está voltado à ampliação da conectividade digital; à democratização do acesso ao mundo digital; à produção e prestação de serviços comunitários; à qualificação de jovens e adultos em Tecnologia da Informação; ao apoio ao empreendedorismo e às startups nos setores de Tecnologia, Inovação e Economia Criativa.

 

O conteúdo programático das Naves do Conhecimento na atual gestão municipal inclui novos cursos e atividades de formação que estimulem e promovam o Empreendedorismo e a Economia Criativa. São eles: Cinema, Design, Computação gráfica (Animação), Games, Aplicativos para celular, Robótica, Informática, Suporte e manutenção de redes, Programação, Gerenciamento de redes sociais, Webdesign, Drones, Fotografia, Vídeo, Áudio, Edição e Inglês.




Serviços Serviços