Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

Museu Bispo do Rosário abre mostra do projeto “Inventário do Mundo: 35 anos do museu”

19/05/2017 12:21:00


O Museu Bispo do Rosário abre neste sábado (20/05), às 14h, mostra do projeto "Inventário do Mundo: 35 anos do museu". A exposição faz parte das comemorações dos 30 anos da luta antimanicomial no Brasil. O museu fica no Instituto Juliano Moreira, em Jacarepaguá, e a entrada é gratuita.

 

A produção será composta por três núcleos expositivos: "Arqueologia de Arthur Bispo do Rosário", que exibirá o processo de como cuidar das obras; "Sobrevivência", que retrata artistas de saúde mental e suas vivências; e "Pinacoteca Inventada", que traz um pouco dos artistas da antiga Colônia Agrícola de Alienados Homens.

 

Organizada por diversos movimentos sociais, grupos, coletivos e entidades, a programação do Dia da Luta Antimanicomial (18 de maio) é de celebração e de luta, em espaços públicos, serviços de saúde mental e universidades. A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, que é hoje referência internacional.

 

O Instituto Juliano Moreira fica na Estrada Rodrigues Caldas, 3.400, na Taquara.




Serviços Serviços