Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Parque Garota de Ipanema pode receber unidade integrada de segurança

29/05/2017 11:05:00


O Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, pode servir de base para um projeto especial de segurança. Em processo intermediado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), a prefeitura estuda a possibilidade de uma área do parque abrigar uma unidade integrada para efetivos do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) da Polícia Militar e do Grupamento Especial de Praia (GEP) da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio). Com o aval dos órgãos diretamente envolvidos e de lideranças comunitárias, a proposta foi bem recebida pela Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação (SMUIH), que, nesta segunda-feira (29/05), enviará uma equipe de arquitetos ao local para conferir a viabilidade técnica da obra.

 

A unidade integrada foi proposta pelo relator da Comissão de Segurança da Câmara Municipal, vereador Alexandre Arraes, ao Comando Geral da Polícia Militar e à Seop. Na última quinta-feira ( 25), o secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Amendola, fez um reconhecimento do parque com o coronel Fernando Salema, à frente do Comando de Policiamento Especializado e o tenente-coronel Marcus Vinícius Vieira, comandante do BPTur.

 

A visita foi acompanhada pelo presidente do Conselho Comunitário de Segurança da Área Integrada 23 (Leblon), Nelson de Franco, por representantes da Associação de Moradores de Ipanema e pelo vereador Arraes. Após a visita, Amendola afirmou ue o projeto seria mais um avanço na atuação integrada da GM-Rio com a PM, que vem apresentando ótimos resultados do Leme ao Pontal.

 

Como exemplo, o secretário lembrou que, desde 14/01, início da parceria inédita entre as duas forças de segurança que operam com rádios na mesma frequência, nenhum arrastão foi registrado na orla. A ideia é utilizar uma área ao lado da entrada do parque pela Francisco Otaviano para a obra, buscando apoio da iniciativa privada.

 

- O poder público conhece os problemas e sabe como resolvê-los, mas no momento, por conta da crise, não dispõe de recursos para viabilizar todos os projetos necessários para garantir a segurança da população. Uma parceria da prefeitura e do estado com esta iniciativa privada aqui para o parque será muito bem-vinda - disse Amendola.




Serviços Serviços