Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Vigilância Sanitária inscreve para curso voltado a ambulantes

29/05/2017 17:08:00


A Vigilância Sanitária municipal realiza, nesta terça-feira (30/05), a partir das 14h, mais um curso gratuito para ambulantes, sobre "Noções básicas de higiene para manipuladores de alimentos". Serão disponibilizadas 50 vagas e os alunos vão aprender a manipular e acomodar corretamente os alimentos que comercializam nas ruas. O objetivo é orientá-los sobre os cuidados higiênico- sanitários que devem ser tomados, com a finalidade de diminuir a ocorrência das doenças transmitidas pela comida.

 

O curso será somente de uma aula de três horas, que será ministrada por técnicos da Vigilância Sanitária especialistas na prevenção de riscos sanitários e de doenças transmitidas por alimentos. Ao final, haverá a distribuição de um certificado de participação individual.

 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone 2224-4606 ou pelo e-mail geducavisa@gmail.com, com o preenchimento da ficha de inscrição disponibilizada no site do órgão. 

 

Durante o encontro, serão apresentadas as normas para a higiene e controle de alimentos e como ocorrem as contaminações microbianas, além de outras consequências da manipulação incorreta. Haverá também dicas de cuidados com os alimentos, de acordo com sua origem (carnes, frios e embutidos, pescados, aves e ovos, produtos lácteos, etc), e de conservação e armazenamento.

 

O ambiente de trabalho também é alvo do curso, que ensina regras de asseio, higiene pessoal, lavagem, desinfecção e de controle de insetos e roedores. A legislação com normas higiênico-sanitárias também será apresentada e discutida com os participantes.

 

O encontro vai até as 17h, no auditório da Vigilância Sanitária, que fica na Rua do Lavradio, 180, na Lapa. Para aqueles que não puderem participar na próxima terça, haverá outros cursos com o mesmo tema nos dias 27 de junho, 25 de julho, 29 de agosto, 26 de setembro, 31 de outubro, 28 de novembro e 12 de dezembro.




Serviços Serviços