Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura implanta ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Saúde

28/06/2017 12:13:00


A Secretaria Municipal de Saúde encerra, nesta quarta-feira (28/06), a primeira fase de implantação da ferramenta APURASUS, desenvolvida pelo Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC), do Ministério da Saúde (MS). O mecanismo é um sistema de informação web que tem como objetivo auxiliar no processo de apuração e gestão de custos de equipamentos públicos. O programa pode ser usado em distintas unidades de saúde do SUS, de forma padronizada e estruturada, uma vez que informações ficam armazenadas nos servidores de infraestrutura do MS, garantindo integridade e segurança.

 

Nesta primeira fase, gestores estão sendo treinados para a utilização dos parâmetros nas unidades que dirigem. O software será implantado, inicialmente, em cinco unidades de saúde: os hospitais municipais Souza Aguiar, da Piedade e Jesus, o Instituto Municipal Philippe Pinel e o Hospital Maternidade Carmela Dutra. Outras sete unidades, que funcionam administradas por Organizações Sociais, também receberão o programa: hospitais municipais Pedro II, Albert Schweitzer, Rocha Faria, Ronaldo Gazolla, Hospital da Mulher Mariska Ribeiro e Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda.

 

O sistema não gera ônus para os entes federados participantes e instrui os gestores sobre como gerenciar os custos empregados na área da saúde pública. É uma estratégia importante a ser adotada por gestores, especialmente neste momento de restrição orçamentária.

 

O PNGC passou a funcionar efetivamente a partir de 2012, com o surgimento do sistema APURASUS, software de gestão de custos. Hoje, cerca de 150 unidades de saúde no Brasil fazem parte do PNGC e os gestores participantes do programa têm a sua disposição um conjunto de ações que contribuem para o aprimoramento do desempenho do SUS.

 

Entre as unidades de saúde que já aderiram ao PNGC, 78 possuem relatórios gerenciais obtidos com o uso do sistema APURASUS que, além de prever o custo total de um hospital, possibilita conhecer o custo dos setores, chegando ao custo médio dos procedimentos realizados. 

 

Entre as vantagens do PNGC estão as capacitações oferecidas pela equipe técnica do Ministério da Saúde a funcionários e aos gestores das unidades participantes. Os ensinamentos sobre como implantar a gestão de custos vão desde a identificação de dados relevantes para a gestão da unidade de saúde e preenchimento adequado do sistema à utilização das informações geradas, com o propósito de aprimorar a qualidade dos serviços e evitar o desperdício.




Serviços Serviços