Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura e governo do Estado realizam nova operação para coibir lava a jatos clandestinos

20/07/2017 11:15:00


A Prefeitura do Rio e as polícias civil e militar realizam, na manhã desta quinta-feira (20/07), mais uma operação conjunta para coibir a atuação de lava a jatos clandestinos na Rua Visconde de Niterói, na Mangueira, Zona Norte do Rio. Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), a ação envolve outros 11 órgãos municipais, reunindo mais de 120 agentes em campo. As polícias vão apurar denúncias de que os estabelecimentos estariam explorando menores e vendendo drogas.

 

Na semana passada foram desmontados 12 estabelecimentos irregulares na Avenida Radial Oeste, com o corte de ligações clandestinas de água e energia elétrica. Desde a última sexta-feira (14) a Guarda Municipal vem multando motoristas que insistem em parar veículos no local. Até o momento, 67 já foram autuados. A área está sendo monitorada desde o início da semana passada pelo Núcleo de Videopatrulhamento da GM-Rio, que funciona no Centro de Operações Rio (COR). Em fase de testes, o recurso tecnológico permite também o acionamento de equipes nas ruas para mostrar os veículos parados no local.

 

A aplicação das multas foi uma das soluções encontradas pela Seop para desarticular o esquema que, além de ocupar indevidamente calçadas e parte dessas vias, atrapalhando o trânsito, se mantém com a prática de crimes como o furto de água e de energia elétrica. Os veículos multados por estacionar sobre a calçada ou faixa de pedestre terão infração considerada grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multa de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na carteira. A GM-Rio também vai ceder imagens à Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) para auxiliar na investigação de furto de água e energia elétrica.

 

Na última semana, a Comlurb recolheu 680 quilos de materiais, como pedaços de madeira, telhas, lonas, ferragens, panos, mangueiras, baldes, lixeiras e tonéis usados para armazenar água, e até mobília e aparelhos de televisão. Dois menores foram conduzidos à delegacia por atirarem pedras contra o efetivo, quebrando o vidro de uma das viaturas da Guarda Municipal e danificando a lataria de outra.

 

A Central de Atendimento da Prefeitura (1746) registrou, de janeiro a junho deste ano, 37 chamados. Além do furto de água e energia, os estabelecimentos ocupam calçadas e uma das faixas da via, atrapalhando o trânsito e a circulação de pedestres.


A operação também conta com equipes da Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer, outra vinculada à Seop), Light, Cedae, secretarias municipais de Transportes (SMTR) e de Conservação e Meio Ambiente (Seconserma), superintendências regionais da Tijuca e do Centro, e Coordenadoria de Gestão de Espaços Urbanos (CGEU), da Secretaria Municipal de Fazenda. 




Serviços Serviços