Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Carreatas de taxistas causaram menos impacto no tráfego do que protestos anteriores

27/07/2017 15:57:00


As carreatas de taxistas, realizadas na manhã desta quinta-feira (27/07), causaram impactos localizados durante seus deslocamentos e, principalmente, na região da Cidade Nova.  Em comparação com a manhã de 30 de junho, quando movimentos sindicais realizaram manifestações no Rio, o congestionamento foi de menor intensidade. Enquanto hoje, o somatório de retenções ultrapassou os 50km somente após as 9h, na ocasião anterior, este índice já havia sido atingido desde as 7h e permaneceu neste nível até as 9h, perdurando por todo o rush da manhã.

 

O pico de congestionamento registrado nesta quinta-feira foi de 63 km, às 10h30, influenciado também por incidente em carro que fechou temporariamente a Linha Amarela, no sentido Barra da Tijuca. A partir deste horário, o nível de áreas congestionadas caiu até se normalizar às 11h. No dia 30, o nível mais alto atingido foi de 72 km, às 8h10.

 

As medidas operacionais adotadas pelas equipes da prefeitura, como o estacionamento autorizado no Sambódromo; as rotas de deslocamento definidas para o ato na Cidade Nova; e a recomendação para dar preferência ao transporte coletivo, contribuíram para contornar os problemas de mobilidade nesta manhã. Ao longo da manhã, as vias mais congestionadas por conta das carreatas foram a Avenida Brasil, a Linha Vermelha, Avenida das Américas, Túnel Rebouças, Elevado Paulo de Frontin, Avenida Francisco Bicalho e Viaduto do Gasômetro. Houve interdições temporárias nas avenidas Francisco Bicalho e Presidente Vargas, que foram ocupadas por manifestantes que se deslocavam a pé. Por conta destes bloqueios, a CET-Rio implantou desvios de tráfego nos acessos da Praça da Bandeira e Av. Francisco Bicalho à Av. Presidente Vargas (na região da Cidade Nova).

 

Segundo balanço parcial da Guarda Municipal (GM-Rio), quatro taxistas foram multados por usar seus veículos para bloquear vias, contrariando orientações de agentes de trânsito e infringindo o artigo 253-A do Código de Trânsito Brasileiro. As infrações são gravíssimas, o motorista perde sete pontos na carteira de habilitação e terá de pagar multa no valor de R$ 5.869,40. Em um dos casos, o taxista só retirou o veículo da via após a chegada da Polícia Militar.

 

Em patrulhamento preventivo em um dos acessos ao Aeroporto Internacional Antônio Tom Jobim, guardas flagraram dois motociclistas espalhando um tipo de prego, conhecido como miguelito, por volta das 3h30, na Avenida Vinte de Janeiro e no corredor exclusivo do BRT. Além de 36 miguelitos recolhidos pela equipe, havia panfletos com frases ofensivas. Todo o material foi encaminhado para a Delegacia do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

 

A GM-Rio atuou com 250 agentes, sendo 114 de trânsito, em apoio à manifestação organizada pela categoria. O esquema operacional começou às 23h de quarta-feira (26), com equipes fazendo o monitoramento do trânsito das principais vias por onde passariam os veículos em direção ao Centro. O Centro de Operações Rio (COR) solicitou às concessionárias de transportes que reforçassem suas operações, uma vez que a recomendação comunicada desde ontem foi que os cidadãos se deslocassem preferencialmente nos trens, metrô e ônibus.

 

Informações sobre as condições de mobilidade da cidade estão sendo divulgadas em tempo real ao longo desta quinta-feira, nas redes sociais do COR no Twitter e Facebook.       




Serviços Serviços