Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura abre Semana da Alfabetização com debates sobre práticas pedagógicas

18/09/2017 09:00:00


A Secretaria Municipal de Educação (SME) abre, nesta segunda-feira (18/09), a 5ª Semana da Alfabetização, na Escola de Formação de Professor Carioca Paulo Freire, no Centro. Os debates, que acontecem até o próximo dia 22, têm como objetivo promover uma reflexão coletiva sobre as práticas pedagógicas adotadas pelos professores para vencer as dificuldades de aprendizagem das crianças. Especialistas da Uerj, UFRJ, Faetec, Iserj, Colégio Pedro II, entre outros, darão palestras e oficinas para estimular a revisão sobre o tema a partir de novas práticas pedagógicas.

 

Além disso, serão realizados polos retransmissores das atividades nas 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), diariamente, das 8h às 12h.

 

Este ano, o evento acontece em paralelo com a campanha "Ação do 3º Ano", por meio da qual todos os alunos com conceito "insuficiente" vão receber acompanhamento diferenciado para sanar suas dificuldades de aprendizado. Já foram identificados 12.417 alunos nessa situação. A nova subsecretária de Ensino, Nazareth Vasconcelos, mobilizou toda a equipe pedagógica para apoiar o trabalho dos professores regentes do 3º ano no diagnóstico e no atendimento às necessidades de cada aluno.

 

Nesse esforço também estão empenhados o Instituto Helena Antipoff, no caso de crianças com deficiência, o Niap (Núcleo Interdisciplinar de Apoio as Unidades Escolares) e seus psicólogos e assistentes sociais, além do Programa Saúde na Escola (PSE). Eles vão atender crianças e adolescentes que apresentam situações socioeconômicas de vulnerabilidade e corrigir problemas como a necessidade de óculos. 

 

A SME também começa, nesta segunda-feira, a fazer uma chamada pública em sua rede para professores interessados em trabalhar nos 1º e 2º anos da Rede de Ensino, em 2018. Eles vão formar um time de alfabetizadores que, na avaliação do secretário municipal de Educação, César Benjamin, vai enfrentar e tentar superar o que talvez seja o maior desafio pedagógico da Educação: o analfabetismo funcional.

 

- Quero colocar bons profissionais no início da vida escolar, porque se a alfabetização for eficiente, o caminho se torna mais acessível - disse o secretário.  


César Benjamin contou que, assim que assumiu a secretaria, as estatísticas lhe indicaram uma presença quase ínfima de analfabetismo funcional, menos 2%. Passados mais de seis meses de gestão, ele está convicto de que a rede municipal tem algo em torno de 24% de reprovações no terceiro ano, que reúne 58 mil alunos. A partir daí começa o processo de defasagem das séries, que vai sendo incrementado paulatinamente até chegar aos anos finais em 33 a 34% de defasagem.

 

A SME, na avaliação do secretário, precisa construir um sistema de alfabetização que assegure que até o final do segundo ano algo próximo de 100% das crianças vençam as primeiras dificuldades para poder voar dentro da rede.

 

- Se 1/3 dos nossos alunos fazem esse fluxo de ensino em doze, treze, quatorze anos, a rede fica muito mais pesada, porque ainda contém uma quantidade de alunos que já deveriam estar fora. É um desafio complexo e envolve várias questões, como a pré-escola, por exemplo. O segmento tem um papel muito importante nessa capacidade de aprendizagem, então esse projeto tem que olhar também a pré-escola - afirmou o secretário.

 

César Benjamin disse também que pretende formar um time com cerca de dois mil professores engajados na alfabetização plena na idade certa, ou seja, até o final do 2º ano:

 

- Quero colocar bons profissionais no início da vida escolar, porque se a alfabetização for eficiente, o caminho se torna mais acessível.

 

A programação completa da semana da Alfabetização está disponível no site Rio Educa. A Escola de Formação Professor Paulo Freire fica na Avenida Presidente Vargas, 1.314.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços