Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Núcleo de Videopatrulhamento flagra tentativa de furto e ajuda a apreender adolescente em Copacabana

21/09/2017 16:18:00


O Núcleo de Videopatrulhamento da Guarda Municipal do Rio ajudou a apreender, nesta quarta-feira (20/09), um adolescente de 17 anos na orla de Copacabana. O jovem foi flagrado por agentes que monitoram as câmeras no momento em que ele atacava uma pessoa que caminhava no calçadão da Avenida Atlântica, próximo à Rua Sá Ferreira. Após o flagrante, a equipe do Grupamento Especial de Praia (GEP) que atuava na orla foi acionada e conseguiu detê-lo.

 

O adolescente foi conduzido à Delegacia Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT), onde foi constatado que já havia um mandado de busca e apreensão contra ele. Ele já tinha duas passagens por atos infracionais análogos a roubo e tráfico de drogas. A tentativa de furto também foi registrada.

 

No mesmo dia, guardas do GEP conduziram dois engraxates para a DEAT, também flagrados pelo Núcleo de Videopatrulhamento na orla de Copacabana. Um deles estava com 13 sachês de mostarda no bolso e teve o material apreendido. Como não havia nenhum mandado em nome deles, os engraxates foram liberados. O material ficou retido na delegacia.

 

O GEP têm coibido este tipo de ação na orla. O grupo, conhecido como gangue da mostarda, se mistura entre engraxates e costuma sujar os calçados das vítimas, a maioria turistas, para depois se oferecer para fazer a limpeza. Eles chegam a cobrar até R$ 100 para limpar os calçados. Em caso de recusa, furtam as vítimas.

 

Além de coibir pequenos delitos, o GEP também realizou ações de ordenamento urbano e fiscalização das posturas municipais. Na quarta-feira (20), 29 cães foram retirados da areia das praias das zonas Sul e Oeste e uma faca foi apreendida com uma pessoa em situação de rua. Na orla da Zona Oeste, os guardas aplicaram 73 multas para diversos flagrantes de irregularidades de trânsito.  




Serviços Serviços