Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Comlurb recolhe 59 toneladas de resíduos em noite de Guns N' Roses

24/09/2017 13:47:00


A Comlurb recolheu 59 toneladas de resíduos das áreas interna e externa do Parque Olímpico, no sexto dia de Rock in Rio. Dessas, 23,2 toneladas de recicláveis foram entregues às cooperativas de catadores e outras 35,9 transportadas para a Estação de Transferência do Caju para serem segregadas. Os orgânicos serão utilizados na produção de composto orgânico. Já os rejeitos serão levados para a Usina Verde, onde serão transformados em energia. Desde o início do Rock in Rio, a Comlurb já soma 274,8 toneladas recolhidas. A limpeza dos banheiros foi um dos pontos de destaque do evento e o público colaborou mais, descartando corretamente seu lixo.

 

A limpeza do Rock in Rio vai muito além da área comum do festival e do entorno do Parque Olímpico. A Comlurb também é responsável pela limpeza de outros ambientes, como área VIP, backstage dos palcos, camarins, banheiros e postos médicos. Além disso, também fica a cargo da equipe da Companhia a limpeza dos resíduos gerados pelos restaurantes e lanchonetes instalados no local. Nos dias de evento, as equipes realizam um serviço de limpeza impecável deixando o Parque Olímpico pronto para que as outras turmas de trabalhadores entrem e finalizem o trabalho deixando a Cidade do Rock pronta para mais um dia de festival.

 

A Comlurb está cumprindo todos os requisitos necessários para promover conforto e segurança ao público do evento. Nos banheiros, por exemplo, quatro garis, a cada dez minutos, retiram o lixo para garantir o asseio, além de repor o papel higiênico, toalhas e limpar o ambiente. A operação funciona antes, durante e após o evento. O serviço depois do encerramento dos shows começa às 6h e antes das 11h já está encerrado. As equipes atuam com eficiência e agilidade. O trabalho realizado ao longo da noite e madrugada prepara todas as áreas para a limpeza final da manhã, quando é feita a lavagem dos gramados e demais espaços, deixando tudo limpo antes da abertura dos portões.

 

Nesta sexta noite de festival, os garis trabalharam na parte interna da Cidade do Rock, se revezando em três turnos, com apoio de diversos veículos, como caminhões coletores, mini ônibus, mini basculante, caminhões-pipa, caminhões varredeiras, vans lava-jato, além de sopradores. Desde o começo início do Rock in Rio, contêinerrs para resíduos recicláveis e orgânicos estão distribuídos em todo o parque, à disposição da plateia, para que o lixo seja descartado de forma correta.

 

As equipes da Comlurb foram treinadas para atuar no gramado, banheiros, praças de alimentação, área VIP, palco, camarins e backstage. Os garis escalados para o serviço na área VIP, palco, camarins e outras locais especiais usam uniforme diferenciado na cor preta. Nem um pequeno papel escapa dos olhos atentos dessa equipe.

 

A área externa do Rock in Rio também conta com grande esquema de limpeza.

 

A operação da Comlurb é composta por 120 garis, divididos em três turnos, com apoio de sopradores, caminhões coletores, basculantes, varredeiras mecânicas e carros pipas. Para que o lixo seja descartado de forma correta pelo público, dezenas de contêineres estão posicionados nas proximidades do Parque Olímpico e nos acessos.




Serviços Serviços