Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Vigilância Sanitária multou 58 estabelecimentos e apreendeu 648 quilos de alimentos no Rock in Rio

25/09/2017 13:42:00


A Vigilância Sanitária encerrou seu trabalho no Rock in Rio com um total de 682 inspeções, 58 multas e 648,97 quilos de alimentos  (sanduiches, queijos, linguiças, embutidos, cogumelos, churros, carne de sol, especiarias, e hambúrgueres) inutilizados, por serem considerados impróprios para consumo. O órgão municipal atuou com 90 técnicos no Rock in Rio, de 15 a 17 e de 21 a 24 de setembro.

 

As multas foram aplicadas por conta de alimentos conservados em temperaturas inadequadas, sem rótulos, falta de asseio, falta de sistema de água quente para alimentos, falta de certificado de capacitação, exaustão ineficiente, falta de lavatório para as mãos, falta de equipamentos de proteção individual de trabalhadores e falta de asseio em banheiro da força de trabalho do evento.

 

Em todos os dias de festival, a Vigilância Sanitária fiscalizou as condições higiênicas de estabelecimentos que comercializaram alimentos, dos postos médicos, das ambulâncias, salões de beleza, dos ambientes de uso comum, da água de consumo, além de verificar as condições de trabalho oferecidas e a destinação do lixo.

 

Vale ressaltar que o órgão promoveu ações prévias de orientação e fiscalização. As ações de orientação consistiram em 36 cursos sobre noções básicas de higiene na manipulação de alimentos, para quase dois mil funcionários e responsáveis dos estabelecimentos que comercializaram alimentos no evento; e reuniões com coordenadores do evento e responsáveis técnicos dos estabelecimentos, para explicar como seriam feitas as ações e o que seria alvo de inspeção.

 

Além das atividades educativas e de orientação, também aconteceram ações prévias, como inspeção da montagem da estrutura, e da alimentação e condições de trabalho oferecidas aos trabalhadores que ergueram o Rock in Rio. Entre os dias 6 de julho e 12 de setembro, a Vigilância Sanitária realizou diversas inspeções, com registro de 21 autuações referentes a condições inadequadas de trabalho, alimentos impróprios para consumo, e falta de higiene e organização.




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