Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

"Voo passageiro" consagra jovem de 13 anos no Festival da Canção das Escolas Municipais

26/09/2017 15:19:00  » Autor: Fotos: Hélio Melo


A estudante Mariana Dantas Pereira, aluna da Escola Municipal República do Peru, foi a grande vencedora da 29ª edição do Festival da Canção das Escolas Municipais do Rio de Janeiro, o Fecem. Aos 13 anos, a jovem saiu consagrada do palco do Imperator/Centro Cultural João Nogueira, no Méier, em finalíssima realizada na última semana. Ela defendeu, acompanhada pelo violão de Caio Conde, 14, e do ukulele de Márcio Valente, 13, a canção de própria autoria: "Voo passageiro". 

 

Com o tema Brasil dos Festivais: De Vinicius de Moraes a Geraldo Vandré, a 29ª edição do Fecem homenageou a cantora Nara Leão, Musa da Bossa Nova.

 

- Eu não esperava por isso. Consegui. Foi uma glória - disse Mariana, ainda eufórica, com o troféu nas mãos.

 

Igualmente felizes estavam os jovens instrumentistas Caio e Marcio, e o professor de música André Silvestre, que conduziu o trabalho do trio à vitória.


- Minha intuição dizia que seria o ano das cantoras. Isso é resultado de um trabalho prático. E instrumento é material didático. Não é luxo - destacou o professor ao ver seus alunos consagrados.

 

Mariana e seus parceiros chegaram à frente de outros dez concorrentes, cada um representando uma Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Todos deram muito trabalho ao júri, pois a qualidade das composições e apresentações foi de altíssimo nível.

 

O segundo lugar ficou com a Escola Municipal Adalgisa Monteiro, representada pela canção "Bala perdida". A terceira colocação foi conquistada pela Escola Telêmaco Gonçalves Maia, que levou ao palco a canção "Preconceito". A galera da Escola Municipal Rodrigo Amado fez tremer o auditório, levando o troféu de Melhor Torcida. Entre os prêmios, caixas amplificadoras com microfones, DVDs e troféus foram entregues como premiações.

 

Na primeira fila da plateia, o secretário municipal de Educação, César Benjamin, vibrou a cada apresentação. Segundo ele, a qualidade do festival reafirma o potencial das escolas da cidade:

 

- Essa rede não para de nos surpreender. Agora esse festival lindo, com esse porte, com músicos muito promissores, bandas fantásticas. A rede, cada vez mais, vai tomar consciência de que pode mais. Somos 650 mil crianças e jovens, 1,3 milhão pais e responsáveis, 45 mil professores, 25 mil funcionários. Se esse conjunto organizar suas energias para seguir no mesmo rumo, da paz, da cultura, da educação, a gente muda a cidade. 

 

 E contou ainda com show da cantora Roberta Spinosa. Coordenadora da Gerência de Projetos de Extensão Curricular, Denise Mendonça da Silva, elogiou os alunos e professores. "O festival foi primoroso. Os alunos protagonizaram suas canções, se sentiram artistas, dominaram o palco e deram suas mensagens". 


E que mensagens! Absolutamente engajados ao seu tempo e realidade, a turma falou de preconceito, de sonhos, de esperança, de amor, de balas perdidas a cortar sonhos, e da paz. Os reis dos festivais aplaudiriam, com certeza. 




Serviços Serviços