Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca estreia dia 27 na Cidade das Artes

23/11/2017 15:08:00


Formada por jovens de escolas da rede pública do município, muitos deles residentes em áreas conflagradas da cidade, a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca (OSJC) fará sua grande estreia no próximo dia 27, a partir das 16h, na Cidade das Artes, Barra da Tijuca. No concerto, a Sinfônica recém-criada pela Secretaria Municipal de Educação fará uma homenagem ao maestro Antonio Carlos Jobim, que este ano completaria 90 anos.

 

O espetáculo também reunirá canções dos mais consagrados autores brasileiros, desde Villa-Lobos, Pixinguinha e Guerra Peixes até Chico Buarque, Luiz Gonzaga e Vinícius de Moraes. Os meninos também tocarão funk, estilo que muitos desconhecem ser inspirado no maculelê.

 

A OSJC reúne talentos dos quatros cantos do Rio: Cidade de Deus, Chapéu Mangueira, Babilônia, Leme e Madureira. Para o secretário municipal de Educação, César Benjamin, essa grande corrente de formação de novos músicos é a enorme contribuição da secretaria para a paz, a cultura e a convivência entre todos.

 

A Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca é um braço do programa "Orquestra nas Escolas" que tem como meta a formação de 80 mil instrumentistas até 2020, buscando fazer da música um importante aliado no protagonismo juvenil dos alunos da rede pública de ensino do município.

 

O programa prevê que, até o final deste ano, 11 mil alunos sejam beneficiados com aulas de iniciação musical, música instrumental, prática de orquestra e coro. Os estudantes poderão escolher os instrumentos de sua preferência entre viola, violino, contra baixo acústico, flauta doce, trompete, trombone, clarinete, percussão, além de canto coral. 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços