Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Comlurb Comunidades recolhe 139 toneladas de lixo no Batan

18/12/2017 13:07:00


A Comlurb realizou, neste sábado (16/12), a 25ª edição do programa "Comlurb Comunidades". Desta vez, o mutirão de limpeza esteve no Batan, em Realengo, e recolheu 139 toneladas de resíduos sólidos (lixo), em apenas cinco horas.  Foram roçados 52.658 metros quadrados, limpos 205 ralos e canaletas, e feitas 178 podas de árvores.

 

A operação, que tem o conceito sem-fronteiras, por ter a contribuição de diversos setores da empresa, contou com a participação de 149 garis e 24 fiscais e agentes ambientais, que tiveram o apoio de 47 equipamentos portáteis (como ceifadeiras e sopradores) e 18 veículos e equipamentos móveis (como pás mecânicas e caminhões basculantes).

 

Moradora do Batan desde criança, dona Eduarda da Cunha, de 47 anos e cuidadora de idosos, aproveitou a passagem da equipe de vetores da Comlurb para pedir uma vistoria na sua casa:

 

- Aqui tem muito rato porque as pessoas não entendem e jogam lixo nas ruas. Esse trabalho da Comlurb é muito importante. Em pleno sábado, tanta gente trabalhando para melhorar a vida das pessoas.

 

Uma equipe especializada em vetores inspecionou 63 bueiros e 55 imóveis, utilizando raticidas e orientando moradores e comerciantes sobre a maneira mais adequada de combate aos roedores. Presente a mais uma operação, o presidente da Companhia, Rubens Teixeira, enalteceu mais uma vez o trabalho dos garis:

 

- Estamos aqui porque é obrigação do poder público e determinação expressa do prefeito Marcelo Crivella para que a gente esteja nas ruas, tentando fazer o máximo pelo povo. São muitas demendas e fazemos com orgulho. As equipes da Comlurb estão sempre nas ruas. Os garis são verdadeiros guerreiros.

 

O programa Comlurb Comunidades, que já atendeu cerca de 80 comunidades, é uma ação coordenada das unidades de pronto-emprego da companhia para solucionar demandas extraordinárias em comunidades selecionadas por equipes técnicas da empresa. As comunidades são atendidas com serviços de remoção de lixo público, entulho, bens inservíveis e carcaças de carros; limpeza de canaletas, ralos e valas; raspagem, varrição e limpeza com soprador; rapel em encostas, roçada e capina; e poda de árvores; além de lavagem de laranjões e retirada de pichações nos logradouros públicos.

 

Além do serviço operacional, equipes de divulgação da companhia participaram do evento com uma ação de conscientização, distribuindo folhetos e alertando os moradores sobre a importância do descarte correto do lixo, juntamente com o grupo Chegando de Surpresa e o gari Renato Sorriso. 




Serviços Serviços