Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

O que é a hepatite A e como evitar?

08/01/2018 12:17:00


 
A hepatite A é uma doença aguda do fígado causada por um vírus (vírus da Hepatite A). Transmitida por água, alimentos e objetos contaminados com fezes que são levados à boca ou pelo contato pessoa a pessoa. Saiba mais sobre esta doença e como se prevenir:
 
Sintomas 
Os principais sintomas da hepatite A são: febre, pele e olhos amarelados, dor abdominal, mal estar, falta de apetite, fezes esbranquiçadas, urina escura ("cor de coca-cola"), náuseas e vômitos.
 
Cuidados básicos com os pacientes
O repouso é indicado durante as duas primeiras semanas da doença e o indivíduo pode permanecer afastado de suas atividades habituais (por exemplo escola, trabalho) por orientação médica.
 
Como prevenir?
- Consuma sempre água tratada. Em caso de desabastecimento ou água imprópria, utilizar hipoclorito de sódio ou ferver a água para consumo. 
- Cozinhe bem os alimentos, pois o calor mata os vírus, bactérias e outros microorganismos causadores de doenças.
- Lave bem e desinfete frutas e verduras. Só descascar as frutas depois
de lavar e desinfetar.
- Lave sempre as mãos antes de preparar os alimentos; antes e após as refeições; a cada troca de fralda; ou manipulação de fezes ou lixo.
- Utilize cloro, água sanitária ou hipoclorito de sódio (2.5%) para a desinfecção
de objetos, limpeza de bancadas, banheiros, chão, etc.
 
Como posso usar o hipoclorito de sódio?
No caso de água para consumo use um litro de água para cada duas gotas e deixe o líquido em espera por meia hora. Para a limpeza de pisos, paredes e bancadas deve-se usar um litro para cada mil litros de água e deixar secar por duas horas. A limpeza de frutas, verduras e legumes pode ser feita com uma colher de sopa para o uso de cada litro de água, deixando os alimentos "em molho" por 30 minutos. Em seguida, lave com água para consumo. Já a limpeza de utensílios domésticos ou embalagens de alimentos você pode usar duas colheres de sopa para cada litro de água, deixando secar por meia hora.
 
Vacinação 
No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda a vacina de hepatite A, disponível em todas as unidades municipais de atenção prímária (clínicas da família e centros municipais de saúde), na rotina para crianças aos 15 meses até menores de 5 anos. Para bloqueios de surtos, a vacina pode ser usada a partir dos 12 meses de idade (1 ano).
 

Imagens relacionadas:










Serviços Serviços