Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Defesa Civil lança jogo de tabuleiro para crianças voltado para redução de riscos

17/01/2018 16:42:00


A Subsecretaria de Defesa Civil, integrada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), vai lançar um jogo de tabuleiro exclusivo sobre prevenção de acidentes e desastres para crianças na próxima quinta-feira (18), às 9h30, na Vila Olímpica Artur da Távola, em Vila Isabel. O "Vida em Jogo", com 40 minutos de duração, demonstra situações cotidianas que ensinam sobre cuidado com o ambiente para evitar riscos, e é voltado para as crianças de 10 a 12 anos. 
 
"Há três dias me reuni com o prefeito Marcelo Crivella, onde apresentei alguns dados para que se montasse uma estratégia para o município no sentido de que tivéssemos mecanismos que não são ainda empregados pelo poder público no campo da prevenção. E esse jogo se encaixa perfeitamente na minha proposta", frisou o secretário municipal de Ordem Pública, coronel Paulo Amendola.
 
A brincadeira é uma novidade das ações que a Defesa Civil promove em escolas municipais e vilas olímpicas, sendo uma ferramenta lúdica de ensino e aprendizagem. O jogo foi idealizado por Jorge Domingues, coordenador do Defesa Civil nas Escolas.
 
"Essa é uma das estratégias do Defesa Civil nas Escolas, um projeto que envolve nossa presença nas escolas e o trabalho do professor com os alunos de forma transversal", afirma Marcelo Abelheira, engenheiro civil do órgão.
 
No evento, também haverá passeio de bote inflável, gincana ecológica, palestra motivacional com o medalhista olímpico Ricardo Prado e com o ator e atleta Breno Viola, apresentações musicais, uma apresentação sobre prevenção de afogamentos, dentre outras. Essas atividades serão realizadas durante todo o dia dentro da programação da Colônia de Férias da Vila Olímpica Artur da Távola.
 
A iniciativa faz parte do conjunto de ações da Defesa Civil do Rio destinadas à população carioca, cujo objetivo é fomentar uma sociedade mais segura e resiliente.



Serviços Serviços