Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Rio+Seguro: GM prende homem por furto e apreende 481 produtos com ambulantes irregulares

18/01/2018 17:23:00


Guardas municipais que atuam na operação Rio+Seguro realizaram uma prisão por furto e apreenderam 481 produtos comercializados por ambulantes sem autorização na tarde desta quinta-feira (18), no bairro de Copacabana.
 
O furto de um cordão de ouro aconteceu na areia da praia e a vítima foi até o carro-comando da GM-Rio para pedir auxílio. Ao chegar ao local da ocorrência, os guardas municipais tiveram que impedir o linchamento do acusado pela população e foi necessário levá-lo até a UPA de Copacabana para receber atendimento médico. A ocorrência está sendo registrada na 12ª DP (Copacabana).
 
Já as mercadorias foram apreendidas em vias internas do bairro, como as ruas Barata Ribeiro e Leopoldo Miguez e Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Entre os produtos apreendidos havia óculos escuros e de grau, películas de celular e suportes de telefone, bastões de selfie, entre outros. O material apreendido foi encaminhado para o depósito da prefeitura.
 
A Operação Rio+Seguro é realizada desde o dia 3 de dezembro. Até o dia 14 de janeiro, os guardas municipais e os policiais militares efetuaram 53 prisões em Copacabana e Leme, sendo 20 foragidos da Justiça e cinco apontadores do jogo do bicho por contravenção penal. Ainda foram aplicadas 198 infrações e 4.213 produtos apreendidos. Desde o início do programa, mais de 835 pessoas suspeitas foram abordadas.
 
O programa Rio+Seguro é um projeto pioneiro no país que associa planejamento, inteligência e tecnologia na prevenção à desordem urbana e aos pequenos delitos. A iniciativa conta com maior participação da Guarda Municipal e da Polícia Militar, com aumento de 280 homens ao efetivo que já estava em atividade nas ruas dos bairros. Esses agentes atuam com suporte de
dois micro-ônibus como bases operacionais, dez carros e 33 motocicletas. As equipes de campo ainda recebem informações e imagens captadas por 54 câmeras espalhadas em pontos estratégicos e monitoradas em tempo real pelos agentes do Núcleo de Videopatrulhamento da Guarda Municipal, que funciona no Centro de Operações Rio (COR).



Serviços Serviços