Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Comlurb mobiliza seu Exército Laranja para os dias de folia

06/02/2018 12:00:00


A Comlurb programou uma limpeza geral do Sambódromo nesta quinta-feira (8), a partir das 7h. O serviço prepara a passarela para os desfiles das Escolas de Samba do Carnaval 2018. A partir da sexta (9), e durante todo o Carnaval, a Companhia vai mobilizar 2.557 garis e 265 veículos e equipamentos por operação, divididos em três turnos, para garantir a manutenção do Sambódromo, todo o entorno e o Terreirão do Samba. A operação Sambódromo termina após o Desfile das Campeãs.
 
Para que os serviços de limpeza e remoção de resíduos sejam rápidos e eficientes, garantindo a evolução das escolas de samba, os garis estarão trabalhando nos três turnos, nas limpezas diurna e noturna da passarela, incluindo os setores par e ímpar, arquibancadas e pistas, concentração, dispersão, postos de saúde e Terreirão do Samba, com o apoio de 323 garis/dia, e o apoio de 46 veículos e equipamentos, por turno, entre sopradores, que agilizam a limpeza das arquibancadas, caminhões basculantes, compactador, caminhão-pipa, que utiliza água de reuso, pá mecânica e minivarredeiras.
 
Sambódromo e Terreirão
No Sambódromo serão destacados 1.477 garis, nos seis dias de desfiles, 323 à noite e 214 de dia, com apoio de supervisores e equipamentos e máquinas, para limpeza e manutenção de toda área interna, como corredores, frisas, arquibancadas e pistas (durante os desfiles, concentração e dispersão); coleta de resíduos, lavagem dos contêineres e manutenção de limpeza do Terreirão.
 
Na Rua Intendente Magalhães, onde desfilam as escolas do Grupo de Acesso serão mobilizados para a limpeza 50 garis e 10 encarregados, por noite de desfile, e o apoio de sete veículos e equipamentos.
 
Postos de Saúde
A limpeza e desinfecção dos Postos de Saúde instalados ao longo da Passarela do Samba e Terreirão, assim como a coleta dos resíduos biológicos desses postos, também ficam a cargo da Comlurb, que destacará 11 garis e dois supervisores, por dia, para os serviços. Os trabalhos serão realizados todos os dias de desfiles, sempre das 16h às 7h.
 
Áreas Externas
Para o entorno do Sambódromo e Terreirão 168 garis, por turno, farão a limpeza dos logradouros, lavagem de pontos críticos com água de reuso e a remoção de resíduos com o apoio de 30 veículos e equipamentos.
 
Carnaval de Rua 2018
A Comlurb planejou uma logística de limpeza do Carnaval de Rua baseada no Protocolo de Blocos, que define o quantitativo de mão de obra, contêineres, equipamentos e veículos de acordo com o tamanho do bloco, garantindo maior eficiência e agilidade aos serviços. O sistema de limpeza contará com até 1.085 garis por dia, 2.100 contêineres, 100 sopradores, além de 50 veículos entre caminhões compactadores, caminhões-pipas, kombis lava a jato, caminhões basculantes, minivarredeiras, varredeiras mecânicas e mini basculantes. Os serviços especiais começam no pré-Carnaval e continuam até o encerramento.
 
A operação de limpeza para atender a folia nas ruas é diferenciada, com sistema de manutenção permanente durante a evolução do bloco até sua dispersão e instalação de contêineres ao longo de todo o trajeto para estimular os foliões a jogarem o lixo no local adequado. Com a saída dos foliões, é realizada a remoção dos resíduos com sopradores e modo "arrastão", com os garis fazendo o repasse, além de lavagem das pistas com água de reuso e desodorizante. Os acessos, transversais, concentração e trajeto do desfile do circuito dos blocos também receberão atenção da Companhia.
 
De acordo com o Protocolo, blocos de grande porte, como o Cordão do Bola Preta, por exemplo, que reúne cerca de 1.500.000 pessoas, pode contar com até 310 garis distribuídos em dois turnos, 350 contêineres e 14 veículos e equipamentos.
 
Lixo Zero
Os foliões que vão brincar o Carnaval de rua devem ter mais cuidado com os pequenos resíduos descartados irregularmente, assim como, evitar urinar nas calçadas, vias públicas e canteiros. O Programa Lixo Zero não vai parar durante os dias de folia e fiscalizará os maiores e os mais importantes blocos da cidade.
 
Os agentes do Lixo Zero, sendo 235 fiscais da Comlurb e 140 Guardas Municipais, atuarão nos blocos, nas ruas dos desfiles e no entorno. Caso o folião seja pego em flagrante urinando em via pública pelas equipes de fiscalização, será passível de multa no valor de R$ 563,30, conforme o novo Artigo 103-A da Lei de Limpeza Urbana. Para descarte de pequenos resíduos, o valor da multa é de R$ 205,60.
 
No ano passado foram aplicadas, no período do carnaval, 3.392 multas, sendo 1.521 por descarte irregular de resíduos e 1.871 por urinar em logradouro público.
 
Do primeiro dia do ano até 5 de fevereiro, já foram aplicadas 508 multas a pessoas flagradas urinando em vias públicas.



Serviços Serviços