Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Choque de Ordem reboca 240 veículos em dois dias de evento no Aterro

No sábado, 20 toneladas de mercadorias foram apreendidas


09/05/2010 17:43:00


A operação Choque de Ordem realizada pela Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), durante o Red Bull Air Race 2010, neste fim de semana,  apreendeu cerca de 20 toneladas de mercadorias utilizadas por ambulantes sem autorização que tentavam entrar no local da competição, no Parque do Flamengo, somente no sábado. A fiscalização também rebocou 240 veículos, no total, e multou 181 por estacionamento irregular. O Choque de Ordem acolheu 15 menores e prendeu 33 flanelinhas que atuavam nas imediações do evento.

 

Neste domingo, agentes da Equipe Bacana que atuaram na região multaram 79 veículos estacionados irregularmente, detiveram cinco flanelinhas que foram levados para a 9ª DP - enquadrados no artigo nº 47 da Lei de Contravenções Penais por exercício ilegal da profissão. Os agentes encaminharam três menores de rua para o Centro de Triagem do Largo da Carioca, no Centro. Houve um caso de detenção por desacato a um guarda municipal.

 

A Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamento e Reboques (CFER) da Seop rebocou neste domingo 52 veículos estacionados em local proibido nas imediações do Parque do Flamengo, Botafogo e Urca. Já a Coordenação de Controle Urbano (CCU) não apreendeu nenhuma mercadoria vendida ilegalmente hoje, tampouco teve problemas com ambulantes irregulares na região.

 


- A Ordem Pública está atuando desde sexta-feira passada neste evento que atrai milhões de pessoas e é transmitido para mais de 180 países. O resultado foi positivo. As barreiras montadas pela fiscalização funcionaram, já que conseguimos evitar a presença de ambulantes não autorizados no Parque do Flamengo. Conseguimos proporcionar ao público um lazer mais organizado e com qualidade – afirmou Alex Costa, secretário da Ordem Pública.

 


20 toneladas de mercadorias apreendidas somente no sábado


Já no sábado, durante a madrugada, agentes da CCU, com apoio do Grupamento de Praias da GM e evitaram que dezenas de barracas fossem montadas por ambulantes sem autorização na área do evento. Cerca de 20 toneladas de mercadorias entre isopores, bebidas e estrutura de metal foram apreendidas.

 


Agentes da Subsecretaria de Operações e da Equipe Bacana prenderam 28 flanelinhas que foram levados para a 9ª DP (Catete). Doze menores também foram acolhidos e encaminhados para o Centro de Triagem do Largo da Carioca.
Ainda no sábado, a CFER rebocou 188 veículos estacionados em local proibido nas imediações do Parque do Flamengo, outros 102 foram multados.

 


- Através das câmeras de vídeo instaladas na Plataforma de Observação da GM, montada no local do evento, conseguimos fazer um monitoramento noturno do que estava acontecendo no Parque do Flamengo. Além dos agentes de fiscalização, que trabalhavam no local, as informações também eram enviadas diretamente para a Central de Monitoramento no Quartel da Guarda Municipal - detalhou o secretário Alex Costa.

 


A fiscalização da Seop manteve o mesmo modelo implantado em todos os dias do evento: 517 GMs (240 no trânsito e 277 de controle urbano), 30 agentes da Coordenação de Controle Urbano (CCU) e 18 agentes da Equipe Bacana. Trinta e uma viaturas da GM, 7 da CCU, 4 da Equipe Bacana, 24 reboques da CFER e 16 segways da GM.




Serviços Serviços