Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito Marcelo Crivella lança ‘Monitora Vias’ para apoiar ações das Forças de Segurança

21/03/2018 16:07:00


O Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, lançou, na manhã desta quarta-feira (21/03), no Centro de Operações Rio (COR), o 'Monitora Vias', programa tecnológico de apoio às ações das Forças de Segurança Pública no Rio. Com 700 sensores em 500 pontos da cidade, o sistema  integra uma das maiores redes de rastreamento de veículos do país.
 
 
 
- O 'Monitora Vias' é importante para aumentar a vigilância no apoio à segurança pública da cidade. É uma forma de coibir a ação de bandidos e auxiliar na elucidação de crimes - afirma o prefeito Marcelo Crivella.
 
LEIA MAIS
 
 
Relatórios em 30 segundos
Em aproximadamente 30 segundos, a ferramenta pode gerar um relatório com dados sobre 30 dias de deslocamentos de um carro específico na cidade. Por dia, o sistema recebe dos sensores mais de dois milhões de registros de passagens de veículos que circulam no município.
 
 
- Esse programa identifica o trajeto dos carros, sobretudo de bandidos flagrados cometendo delitos, auxiliando os órgãos investigadores. É fundamental que a cidade esteja no caminho de se tornar uma "smart city", usando a tecnologia contra a criminalidade. Não vamos recuar no dever de cooperar com as forças de segurança. Vamos usar todos os nossos esforços para que o Rio volte a ser uma cidade segura – reitera o prefeito.
 
 
A partir desta quarta, o programa está à disposição das forças de segurança no apoio de investigações policiais sobre atos ilícitos como roubo  de carros e de cargas, ou qualquer outro que envolva o uso de automóveis.
 
 
 
Desenvolvido pelo COR, subordinado à Secretaria Municipal de Ordem Pública, o 'Monitora Vias' é resultado de uma rearquitetura tecnológica em sistema já existente na estrutura municipal, sem a necessidade de investimentos adicionais de recursos públicos.



Serviços Serviços