Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Cidade das Artes comemora 340 anos de Vivaldi com apresentação neste sábado

22/03/2018 12:03:00


A Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, comemora neste sábado (24/03), às 20h, os 340 anos de nascimento do compositor Antonio Vivaldi. A Associação de Canto Coral, uma das mais tradicionais do país, fará apresentação no Teatro de Câmara, com destaque para duas peças: Credo e Magnificat, ambas compostas para as moças do Ospedale della Pietà, em Veneza, um orfanato onde, após ser ordenado padre, Vivaldi lecionou.

 

Credo foi composto sobre o texto da profissão de fé cristã dos apóstolos de Jesus Cristo que determina a crença em apenas um Deus e vê na confissão dos pecados a salvação para a vida eterna. Já Magnificat, também conhecido como Canção de Maria, possui texto do evangelho segundo São Lucas e versa sobre um canto entoado pela Virgem Maria à Isabel, mãe de São João Batista.

 

A Associação de Canto Coral, entidade sem fins lucrativos criada em dezembro de 1941, tem como patrono Heitor Villa-Lobos. A associação já realizou mais de 750 concertos, com grandes orquestras, sob a regência de maestros internacionais como: Igor Strawinsky, Karl Richter, Victor Tevah, Sir Colin Daves, Helmuth Rilling, Jacques Pernoo; e maestros brasileiros como: Villa-Lobos, Camargo Guarniere, Francisco Mignone, Isaac Karabtchevsky, Alceo Bocchino, Benito Juarez e Henrique Morelenbaum.

 

Sua numerosa discografia inclui autores nacionais como José Maurício Nunes Garcia e os setecentistas mineiros; os nacionalistas Villa Lobos, Francisco Mignone, Brasílio Itiberê e Camargo Guarnieri; e os contemporâneos Almeida Prado e Marlos Nobre.

 

 

Serviço: 

Série Vivaldi: 340 Anos

Cidade das Artes - Teatro de Câmara

Data: 24/03

Horário: 20h

Ingressos: R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia)

Classificação: Livre

Endereço: Avenida das Américas, 5.300 - Barra da Tijuca

Contato: (21) 3325-0102




Serviços Serviços