Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Comlurb recolhe 850 pilhas e baterias usadas na sede da GM-Rio

22/03/2018 11:49:00


A Comlurb fez a primeira retirada de 850 pilhas e baterias usadas na sede da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), na manhã desta quinta-feira (22). Além do lixo tóxico, foram coletados 200 quilos de papel e papelão. A ação faz parte do programa GM-Rio Sustentável, que desde seu lançamento, em maio de 2017, já resultou na coleta de seis toneladas e meia de material reciclado (papel e papelão), com a ajuda das equipes de limpeza da Gerência de Serviços Gerais (GSG) da instituição.
 
O material é levado para a Central de Triagem de Materiais Recicláveis de Irajá, onde funciona a Cooperativa Coop Futuro, uma das instituições parceiras do programa. A coleta seletiva na GM-Rio conta com 50 lixeiras verdes e cinzas, destinadas ao armazenamento de lixo seco e molhado, instaladas em pontos estratégicos da sede, além de coletores para os materiais perigosos, como pilhas e baterias, instalados na entrada social da sede da instituição, na Gerência de Logística, no Grupamento Tático Móvel (GTM) e no Grupamento de Operações Especiais (GOE).
 
Saiba mais sobre o programa
 
O programa GM-Rio Sustentável visa incentivar os funcionários da Guarda Municipal a adotar boas práticas com consciência ambiental. Dentre as ações do programa estão a separação do lixo reciclável em todos os setores da sede da instituição e medidas para reduzir o desperdício de água, energia elétrica, papel e combustível, priorizando o uso racional dos recursos. Além disso, foi criada a peça teatral "Lixo Zero, Rio Nota 10", por guardas da equipe lúdica do Grupamento de Ronda Escolar (GRE), para ser encenada nas escolas municipais como forma de conscientizar os alunos sobre o lixo e a preservação da cidade e do planeta.



Serviços Serviços