Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Operação Bar Legal fecha dois estabelecimentos em Copacabana

11/05/2010 11:35:00


Foto: Divulgação - Subprefeitura Zona SulA Subprefeitura da Zona Sul e a 5ª Região Administrativa realizaram a "Operação Bar Legal" na noite de ontem, dia 10, em Copacabana. Dos três bares vistoriados, dois foram interditados por falta de asseio generalizada e outro multado por exceder o número de mesas na calçada. A ação aconteceu após denúncia de moradores. Os dois bares interditados estavam em péssimas condições de higiene e foram fechados pela equipe da vigilância sanitária.

 

No Café e Bar Luzito (Rua Julio de Castilho, 35/ljA), além da falta de asseio e da sujeira, havia foco de barata na cozinha e o bar estava sem água. O estabelecimento também foi multado pela Inspetoria Regional de Licenciamento e Fiscalização (IRLF) por não ter autorização para colocar mesas na calçada.

 

Outro que teve suas funções encerradas foi o Bar Explosão de Sabor (Rua Rodolfo Dantas, 85/ljC). Esse foi o que apresentou pior condição de higiene. Havia sujeira por toda a cozinha, baratas, equipamentos sem condições de uso e comida pronta dentro do freezer sem qualquer proteção. Também havia muita gordura, o depósito de bebidas não tinha iluminação e não havia água no banheiro.

 

Os dois estabelecimentos só poderão reabrir quando cumprirem todas as exigências da vigilância sanitária. De acordo com o Subprefeito da zona sul, Bruno Ramos, a fiscalização tem sido constante para impedir que os estabelecimentos descumpram as determinações.

 

- E a população é parte fundamental neste processo. É preciso que continuem denunciando para que possamos exigir de bares e restaurantes serviços de qualidade -, disse Bruno.

 

O administrador regional Rafael Gattas acrescentou que a maioria dos bares reincide na infração.

 

- O Explosão do Sabor, por exemplo, já havia sido interditado outras vezes -.

 

O terceiro e último bar vistoriado foi o Privilégio Bar e Lanchonete (Rua Xavier da Silveira46/ljA). Esse foi multado apenas pela IRLF por exceder o número de mesas fora do estabelecimento. Quando a equipe da Prefeitura chegou, havia 17 mesas espalhadas pela calçada, o que gerou auto de infração de R$ 1.300. Outro que também terá que pagar por não ter autorização para colocar mesas do lado de fora do restaurante é o Mister P Pizzaria (Rua Julio de Castilho, 35).

 

A Coordenadoria de Controle Urbano pediu para recolher três mesas, o que gera multa de R$ 450. Apoiaram a operação a Vigilância Sanitária, a Inspetoria Regional de Licenciamento e Fiscalização (IRLF), a Guarda Municipal, Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) e a Polícia Militar.

 

Informações: Subprefeitura da Zona Sul.




Serviços Serviços