Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

GM-Rio incentiva prática de esportes entre os funcionários

17/04/2018 12:16:00


A Lei Orgânica do Município diz que a Guarda Municipal deve proteger os bens e organizar o trânsito da cidade, entre outras atribuições. Para estar com a saúde em dia e dar conta desses deveres, os guardas municipais contam com um Centro de Treinamento Físico (CTF) dentro da sede da instituição. Lá os servidores dispõem de dois espaços: um para atividades físicas e outro para prática de artes marciais, além da ginástica funcional.
 
 
Inaugurado em 30 de março de 2016, o CTF funciona de segunda a sexta, das 6h às 21h. O objetivo é oferecer ao efetivo e aos funcionários da GM-Rio um local para aprimorar o condicionamento físico, o que é essencial na rotina operacional, e também para promoção do bem-estar e da saúde. Antes de começar a suar a camisa, todos que utilizam o espaço passam por uma avaliação completa, e contam com o apoio de profissionais de educação física.
 
"Uso isso aqui de segunda a sexta, é a melhor coisa que fizeram para a gente. É a maneira que nós temos de cuidar da saúde e do corpo, um cuidado necessário para o nosso trabalho na rua", conta Márcio Douglas, do Grupo de Apoio ao Turista (GAT).
 
 
O treinamento funcional é oferecido pela manhã, segunda, quarta e sexta, e todos os dias à tarde. As aulas são um sucesso entre os guardas, que fazem da academia um ambiente de confraternização e troca de experiências. 
 
"A gente tenta fazer um trabalho igual para todos, levando em conta a diferença de idade ou problemas de articulação, por exemplo. Nossa aula é democrática", diz Wagner Mendes, professor de Educação Física.
 
Os resultados positivos de uma rotina de exercícios diários são confirmados pelos participantes da ginástica funcional. Atleta do Muay Thai, Eriberto Almeida achou que não ia conseguir acompanhar o ritmo das aulas porque se achava muito pesado para esse tipo de atividade. Logo mudou de ideia.
 
"Desde que eu comecei aqui na ginástica funcional, meu rendimento no muay thai é outro, melhorou muito", afirma o guarda municipal.
 
O Centro de Treinamento Físico foi criado a partir de uma parceria da Guarda com a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), que proporcionou a aquisição de 40 aparelhos e equipamentos que compõem o novo espaço. 
 
 
Comissão Desportiva
 
A prática esportiva dentro da GM-Rio não se resume à musculação ou à ginástica funcional. Em 2010, foi criada uma Comissão Desportiva para coordenar equipes que participam de competições representando a instituição. Através da comissão, a GM-Rio oferece a estrutura e professores para treinar os guardas que vão representá-la em competições.
 
"A gente trabalha muito com a repressão, e isso não é muito legal aos olhos da sociedade, que acaba não entendendo bem o que nós fazemos. A participação em competições também funciona para nos aproximarmos da comunidade e humanizar a instituição", afirma o inspetor Marco Aurélio Pereira, que comanda a Comissão.
 
Segundo o inspetor, o atletismo é carro-chefe da GM-Rio, que participa de corridas de pista e de rua. Mas a instituição tem atletas de bodyboard, artes marciais, ciclismo, natação e várias outras modalidades.
 
Semana Olímpica
 
A Semana Olímpica da Guarda Municipal acontece há sete anos. O evento começou como uma competição interna, e agora envolve outros órgãos de segurança pública e as Forças Armadas.
 
"As unidades se mobilizam para participar da competição, e isso acaba criando uma união muito forte", destaca o inspetor.
 
Este ano, a Semana Olímpica abriu os eventos de comemoração ao aniversário da Guarda Municipal, que completou 25 anos.

Imagens relacionadas:










Serviços Serviços