Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito entrega escrituras de imóveis do Minha Casa Minha Vida a 480 famílias de Santa Cruz

19/04/2018 14:02:00  » Autor: Fotos: Edvaldo Reis


O prefeito Marcelo Crivella entregou, nesta quinta-feira (19/04), o Registro Geral de Imóveis (RGI) a 480 famílias de baixa renda que moram no Residencial Delos, construído em Santa Cruz, Zona Oeste da cidade, com recursos do programa habitacional Minha Casa Minha Vida. O documento garante a essas pessoas a propriedade do apartamento onde moram e lhes dá segurança jurídica. Os beneficiados são da faixa 1 do Minha Casa Minha Vida, que contemplam quem tem renda familiar mensal de até R$ 1,8 mil e que obtiveram o imóvel por sorteio. São pessoas que viviam em áreas de risco ou tiveram suas antigas moradias interditadas ou destruídas por catástrofes naturais.

 

"Quando a gente tem o imóvel regularizado e correto, não temos só a posse, mas, sim a propriedade. O proprietário precisa ter a escritura em seu nome e o RGI no cartório. Aí, juridicamente, o imóvel está garantido como propriedade. Com o documento em seu nome, amanhã você pode apresentá-lo como garantia num empréstimo, por exemplo. E pode deixá-lo como herança para seus filhos, sua família", ressaltou Crivella em conversa com os moradores.

 

O condomínio tem 25 blocos, cada um com 20 apartamentos de 40 metros quadrados, e também quadra de esportes e centro comunitário. O custo total do investimento é de R$ 50 milhões, com 100% do governo federal, através da Caixa. À Prefeitura do Rio coube o processo de definição dos cidadãos beneficiados, a obra de infraestrutura, com ações de urbanismo que incluem instalação de rede de água e esgoto, asfaltamento, eletricidade e paisagismo. 

 

Uma das pessoas que realizam agora, com a escritura do imóvel, o sonho da casa própria é a desempregada Ivanete dos Santos. Ela mora com a filha e mais uma pessoa da família, todas sustentadas atualmente pelo salário mínimo que a filha recebe.

 

"É uma segurança que a gente tem agora, com o RGI. Estou muito feliz. Agora, finalmente, tenho o meu cantinho para morar, que posso chamar de meu", disse Ivanete. 




Serviços Serviços