Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Febre amarela: tire suas dúvidas

19/04/2018 15:25:00


 

A poucos dias para o início da campanha de vacinação contra a gripe, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lembra que a vacina contra a febre amarela continua na rotina de imunização das unidades de Atenção Primária – clínicas da família e centros municipais de saúde. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Algumas delas abrem aos sábados, das 8h ao meio-dia. 

 

A vacina da febre amarela tem contraindicações importantes que são rigorosamente seguidas pelos profissionais de saúde, para reduzir os riscos de ocorrência de reações adversas nas pessoas que receberem o insumo.

 

A vacina da febre amarela não é recomendada para gestantes, idosos, crianças menores de nove meses e a pessoas com alergia a algum componente da vacina e a ovo e derivados. Pacientes em terapias imunossupressoras, portadores de doenças autoimunes, transplantados de medula óssea, com histórico de doença do timo e com problemas neurológicos de natureza desmielizante, como Síndrome de Guillain-Barré e ELA, tambémnão devem tomar a vacina. Em caso de dúvidas, o paciente deve conversar com o seu médico para as devidas avaliações e orientações.

 

 

Saiba mais:

 

 

O que é e como é transmitida a febre amarela

Consulte o local de vacinação mais proximo

Normas para emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP)




Serviços Serviços