Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Estação São Conrado do Metrô terá vacinação contra a gripe

20/05/2018 13:18:00


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, nesta semana, entre os dias 21 de 25 de maio, uma campanha de vacinação contra a gripe na estação São Conrado do MetrôRio. Além dessa, quem passar pelas estações Carioca, Maria da Graça, Jardim Oceânico e General Osório na quarta-feira (23), e fizer parte da população-alvo da campanha poderá contar com esta comodidade para tomar a vacina. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade e, quem tiver, apresentar também a caderneta de vacinação. Fruto de parceria com o MetrôRio, a ação acontece sempre entre 9h e 16h.

 

O público da campanha que poderá tomar a vacina nos postos das estações do MetrôRio são idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias do parto), trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas, professores das redes pública e privada em atividade. Os integrantes da população-alvo devem apresentar comprovação de sua condição. A vacina tem por objetivo reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus da gripe. A campanha vai até o dia 1º de junho. A meta é vacinar 90% dos grupos alvo recomendados da campanha, o que representa cerca de 1,4 milhão de pessoas.

 

Na estação Maria da Graça, o posto de vacinação ficará no mezanino, próximo ao acesso principal. Já na estação Carioca, os clientes devem se dirigir ao acesso B (República do Chile), em frente às lojas O Boticário e Cacau Show. Em General Osório, a vacinação será feita em frente à bilheteria do acesso C (Complexo Rubem Braga/Rua Teixeira de Melo). Na estação Jardim Oceânico, o posto de vacinação será montado no corredor do mezanino, entre os acessos A (Lagoa) e B (Mar).

 

Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), para a temporada 2018 a vacina influenza trivalente é composta por cepas dos três tipos de vírus da gripe mais circulantes no Hemisfério Sul e com mais possibilidades de causar quadros graves da doença. O esquema é recomendado conforme a idade do paciente: duas doses para crianças de seis meses a 8 anos de idade que nunca tenham sido vacinadas contra a gripe; e dose única para pacientes a partir de 9 anos. Para quem faz parte dos grupos alvo, é preciso atualização da dose anualmente, em virtude das mudanças de cepas dos vírus influenza.

 

Estudos demonstram que a vacinação contra a gripe pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global e em, aproximadamente, 50% as doenças relacionadas à influenza.

 

Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Já pessoas com história de alergia grave e prévia a ovo ou a algum outro componente da vacina não devem se vacinar.




Serviços Serviços