Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura lança campanha Rio Comércio Justo no Festival Green Rio esta semana

22/05/2018 17:06:00


A Prefeitura do Rio de Janeiro lança, no Festival Green Rio - evento de economia verde que acontece de 24 a 26/5 na Marina da Glória - a campanha Rio Comércio Justo, com o objetivo de democratizar as relações de consumo com foco na valorização do pequeno produtor. O lançamento da campanha tem a intenção de sensibilizar o carioca em relação ao Comércio Justo e mostrar como participar desta rede solidária na cidade. A cidade é a primeira capital da América Latina a receber o título de Cidade de Comércio Justo (Fair Trade Town - 2016).
 
O Comércio Justo é um sistema de comércio alternativo internacional, com o objetivo de permitir que associações, cooperativas e coletivos de agricultores familiares e trabalhadores autônomos possam ter condições de geração de renda a partir do produto do seu trabalho, agregando maior valor a sua atividade a partir de relações comerciais baseadas na parceria entre produtores, estabelecimentos comerciais éticos e consumidores.
 
"O objetivo da campanha é promover o comércio justo na cidade, aproximando produtores e consumidores, gerando trabalho e renda através da inclusão produtiva, construindo redes de produção e comercialização sustentáveis, com uma relação entre os diferentes atores de respeito e parceria, tudo por uma cidade justa e solidária, onde todos possam crescer juntos", destaca Ana Asti, coordenadora da campanha.
 
Duas políticas públicas ajudaram o Rio de Janeiro a ganhar o selo internacional: os Circuitos de Feiras Orgânicas e EcoSol, que geram trabalho e renda através do consumo de produtos mais saudáveis e sustentáveis, com preço justo e respeito ao meio ambiente. A meta é que o Rio ultrapasse a marca dos 200 pontos de venda.



Serviços Serviços