Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Policlínica da Zona Oeste chega aos 70 anos como referência em pré-natal e pediatria

18/06/2018 09:39:00


Referência em pré-natal de alto risco e na pediatria de alto risco na Zona Oeste e com uma atuação fundamental nos esforços que ajudaram a reduzir a mortalidade infantil na região, a Policlínica Lincoln de Freitas Filho está completando 70 anos de funcionamento em Santa Cruz. Mensalmente, a unidade faz 12 mil atendimentos nas diversas especialidades clínicas que oferece.

 

 

Na unidade, são marcadas consultas de gastroenterologia, dermatologia, ortopedia, pneumologia, infectologia, endocrinologia, ginecologia/obstetrícia, otorrinolaringologia, odontologia, fonoaudiologia, fisioterapia, enfermagem, nutrição e terapia ocupacional. Também realiza os exames de radiologia e ultrassonografia mamária, atendendo toda a região com marcações a partir do Sistema de Regulação (SISREG).

 

Inaugurada no dia 16 de junho de 1948, a unidade na época era chamada de Posto de Puericultura de Santa Cruz, com sede na Rua Lopes Moura. Já oferecia atendimento prioritário à primeira infância, contribuindo assim, desde seu início, para reduzir a mortalidade infantil na região. Na década de 70, passou a se chamar Centro Municipal de Saúde Lincoln de Freitas Filho, com a ampliação de serviços básicos de saúde.

 

No final da década de 90, a demanda era tão grande, que foi preciso construir uma nova sede, na Rua Álvaro Alberto, para comportar os serviços que oferecia à população. Na época, era uma das poucas unidades básicas de saúde de Santa Cruz e adjacências. Em 2007, nova ampliação de serviços e passou a ser chamada Policlínica Lincoln de Freitas Filho. Em maio de 2009, foi então pioneira no programa Saúde Presente, recebendo as primeiras equipes de Estratégia Saúde da Família, que posteriormente, com a ampliação da rede básica, foram transferidas para as novas unidades construídas. Hoje, a policlínica mantém seu perfil de oferta de especialidades clínicas e cuidados especializados.

 

 

Comemorações pelo aniversário

 

Para marcar seus 70 anos de funcionamento, a Policlínica Lincoln de Freitas Filho irá oferecer várias atividades para comemorar o aniversário com a comunidade. O evento será realizado nesta segunda-feira (18/06), nas dependências da própria unidade. As festividades começam às 8h, com o hasteamento da Bandeira Nacional e a exibição da banda marcial da Base Aérea de Santa Cruz. A seguir haverá atividades do Programa Academia Carioca e um café da manhã compartilhado com os presentes.

 

 

Veja abaixo a programação completa:

 

8h - Hasteamento da Bandeira Nacional e apresentação da banda marcial da Base Aérea de Santa Cruz;


8h30 - Apresentação do Programa Academia Carioca e café da manhã compartilhado;

 

11h - Apresentação do RAP da Saúde, formado por jovens promotores de saúde;

 

14h - Apresentação da banda da Guarda Municipal da Prefeitura do Rio de Janeiro;

 

15h - Apresentação do Coral Atrás da Nota, da Prefeitura do Rio de Janeiro;

 

15h30 - Cerimonial e homenagens;

 

17h - Lanche comemorativo;

 

17h30 - Exibição do curta metragem "Um dia dos 70 anos da Policlínica Lincoln de Freitas Filho".




Serviços Serviços