Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Agentes do Grupamento de Operações Especiais fazem curso de paraquedismo de resgate e salvamento

16/07/2018 17:03:00  » Autor: Fotos: Robert Gomes


Guardas municipais do Grupamento de Operações Especiais (GOE) iniciaram, nesta segunda-feira (16/07), o Curso de Especialização em Paraquedismo de Resgate e Salvamento, na sede da Guarda Municipal do Rio, em São Cristóvão. Ao todo, 16 agentes participam do curso que irá habilitá-los para operações aeroterrestres, quando é necessário realizar salto de paraquedas para atuação de resgate e salvamento em locais de difícil acesso, como matas fechadas.

 

 

Ministrado pelo instrutor Paulo Eduardo Vassimon Siqueira, da empresa Brigada Civil Resgate, também participam do treinamento integrantes da Polícia Civil, das Guardas Municipais de São Pedro da Aldeia e Maricá, do Exército, e veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais e da Brigada de Infantaria Paraquedista.

 

Com aulas teóricas e práticas, o curso terá duração de uma semana, com instruções sobre dobragem de paraquedas, equipagem, salto de emergência, conduta na aeronave, procedimento de emergência em caso de panes, tripulação aérea, parte básica de busca e salvamento, além de linguagem e psicologia.

 

A parte prática, que consiste no salto de paraquedas, será realizada nesta sexta-feira (20), no município de Paraty, com saída do aeroporto local, escolhido por oferecer condições ideais para testar os conhecimentos adquiridos no curso.  urante o salto, a equipe também realizará procedimentos de navegação para chegada em área restrita para resgate. Com a especialização, os alunos estarão aptos a participar e executar atividades aéreas em locais de difícil acesso.

 

 

O Grupamento de Operações Especiais (GOE) é uma das principais forças de pronta-resposta da Guarda Municipal do Rio para dar suporte a todas as demais unidades operacionais da instituição em situações de emergência. Além disso, os guardas são preparados para agir em operações especializadas de caso de calamidade pública, salvamento e resgate, e no suporte às ações da Defesa Civil Municipal, conforme o Decreto 37.042 de 16 de abril de 2013, que regulamentou as atribuições do GOE.

 

A capacitação faz parte da rotina dos guardas do grupamento que já passaram por cursos de mergulho, socorro e resgate em altura, entre outros.




Serviços Serviços